Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 07h26

Termina hoje segunda etapa de vacinação contra paralisia infantil em SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

Termina nesta sexta-feira o prazo para que as crianças com até cinco anos recebam a segunda etapa de vacinação contra a paralisia infantil no Estado de São Paulo. A meta é imunizar 2,9 milhões de crianças --95% das pessoas nessa faixa etária. Até a última segunda-feira (16) tinham a sido vacinadas 2,4 milhões de crianças.

Governador leva sua neta para ser vacinada contra a pólio

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os postos de saúde funcionam das 8h às 17h. Na capital as salas de vacinação do Instituto Pasteur (avenida Paulista, 393) e das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8h às 20h e também oferecem a vacina contra a pólio.

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças poderão receber ainda a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e vacina contra hepatite.

Desde 1988 o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial.

DOENÇA

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Somente não devem ser imunizadas as crianças com deficiência imunológica, como Aids e câncer, ou que apresentem infecções agudas, febre alta, diarreia, vômito ou alergia aos componentes da vacina.

A poliomielite é uma infecção grave causada por três tipos vírus que provoca lesões no sistema nervoso podendo matar ou provocar a paralisia dos membros --pernas e braços. A doença é transmitida via oral.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página