Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2010 - 09h11

Araraquara (SP) registra 1ª morte por gripe suína neste ano

Publicidade

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

Um homem de 37 anos de Araraquara (273 km de São Paulo) foi a primeira vítima de gripe suína na região de Ribeirão Preto (a 313 km de SP) neste ano.

De acordo com a Secretaria da Saúde da cidade, o paciente morreu no último sábado (14) e a confirmação da doença saiu na terça. No Estado, a doença matou 12 pessoas de janeiro a julho.

Segundo o secretário interino da Saúde de Araraquara, Emerson Carlos, a vítima não teve sintomas clássicos da gripe H1N1, como problemas respiratórios, e não fazia parte do grupo de risco. No entanto, o paciente não havia tomado a vacina.

"Ele deu entrada no dia 9 com febre, um mal-estar geral, e o médico suspeitou de H1N1", disse Carlos.

O paciente foi para o Hospital Estadual de Américo Brasiliense, mas o quadro se agravou e ele morreu cinco dias depois.

A mãe da vítima, de 65 anos, também foi internada, mas teve alta.

De acordo com o secretário, não há outras pessoas com suspeita da doença em Araraquara. Em 2009, a cidade teve 11 pessoas com resultados positivos e um óbito, de um homem de 47 anos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, até julho foram registrados 71 casos positivos e 12 mortes. Em 2009, no mesmo período, o número de pessoas com a doença no Estado era de 3.333, com 221 mortes.

Em Ribeirão Preto, nenhum caso grave foi confirmado em 2010.

Em agosto do ano passado, a cidade tinha 60 casos positivos. Naquele mês, Ribeirão Preto registrava a primeira morte em decorrência de gripe suína --um menino de 11 anos com problemas crônicos de saúde.

O fim da pandemia da gripe suína foi anunciado na semana passa pela OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, o Ministério da Saúde realizou campanha de vacinação da doença.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página