Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2010 - 15h00

Cabral elogia ação de PMs em tiroteio e diz que favelas ficarão livres do poder paralelo

Publicidade

DO RIO

O governador Sérgio Cabral divulgou uma nota na tarde deste sábado para elogiar a atuação da Polícia Militar durante o confronto com criminosos em São Conrado, na zona sul do Rio. Uma pessoa morreu e quatro policiais militares ficaram feridos.

Veja as fotos da invasão do hotel no Rio
Traficantes rendem professor para invadir hotel no Rio; shopping fecha após tiroteio
Criminosos se entregam em hotel no Rio; mulher morre durante tiroteio
Criminosos fazem reféns em hotel do Rio depois de tiroteiro

Cabral diz que a ação dos policiais foi "firme, profissional e com efetividade". Ele afirmou ainda, ter "a convicção de que estão no caminho certo" e que "em breve" as favelas do Vidigal e da Rocinha "estarão livres do poder paralelo".

Em outra nota, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, Alfredo Lopes, afirmou que o que ocorreu no Hotel Intercontinental 'foi uma fatalidade', em nota divulgada na tarde deste sábado.

"Não houve ação planejada de invasão ao hotel, e sim a busca de um esconderijo por parte destes marginais", afirma Lopes.

O presidente da ABIH-RJ elogia a atuação da polícia, que, segundo ele, agiu 'com precisão e inteligência, resgatando a ordem no bairro e no hotel'.

De acordo com a nota, "hotéis são áreas de hospedagem, eventos e entretenimento" e, por isso, sua estrutura de segurança 'não pode ser ostensiva e amedrontadora'.

Lopes diz ainda na nota contar com a "parcialidade da imprensa nacional e internacional" para que a invasão do hotel não se torne 'um ícone negativo para a imagem do Rio de Janeiro no mundo'.

A ação começou antes da invasão do hotel, quando traficantes e os policiais do 23º Batalhão da PM, do Leblon, trocaram tiros por volta das 8h30, após a PM encontrar o grupo, armado, passando pelas ruas do bairro. O tiroteio, que durou cerca de 40 minutos, foi muito intenso, de acordo com os moradores.

Alguns criminosos fugiram em direção à favela da Rocinha, enquanto outros entraram no hotel. Os ladrões estavam em três vans, cinco motos e vários carros. De acordo com a polícia, o bando vinha do morro do Urubu, em Pilares, zona norte, para uma festa no morro da Rocinha. Estima-se que o grupo era formado por cerca de 30 pessoas.

Por volta das 11h, os criminosos libertaram os reféns, que eram mantidos na cozinha do hotel, e se entregaram.

Os túneis Zuzu Angel e Acústico, que ligam São Conrado à Zona Sul do Rio, chegaram a ser interditados pela CET- Rio no início da manhã, mas já foram abertos.

O shopping Fashion Mall, vizinho ao hotel, está fechado. Lá existem lojas de grifes de luxo, como Armani Exchange --não há previsão de reabertura.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página