Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2010 - 17h48

Polícia prende dois homens suspeitos de clonar carro em Diadema (Grande SP)

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dois homens foram presos em Diadema (Grande SP) na manhã deste sábado, suspeitos de adulterar motor, chassi e placa de um carro. As prisões aconteceram na rua Júpiter, 274, Praça dos Cristais, município de Diadema.

Os policiais chegaram aos criminosos após uma pessoa suspeitar de que seu veículo tinha sido clonado.

A prática é conhecida como dublê. Os chamados carros dublês copiam exatamente as informações de outros veículos. Os motoristas dos dublês podem cometer, sem serem responsabilizados por isso, uma série de irregularidades, como desrespeitar as regras de trânsito.

Como resultado, as cobranças das multas, por exemplo, são encaminhadas para os proprietários dos veículos com a documentação original. Quando o verdadeiro dono descobre a fraude, ele procura o Detran, faz a reclamação e um processo administrativo é aberto. Se a suspeita for confirmada, os policiais militares recebem um alerta com as informações do carro dublê.

Um novo dispositivo no site do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) permite que as pessoas consultem as condições dos veículos, se estão clonados ou não.

Após digitar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o usuário deve prestar atenção no campo "restrição administrativa". Caso a adulteração apareça, deverá entrar em contato imediatamente com o Detran.

De acordo com os policiais que realizaram a operação, o veículo dublê, modelo Gol, foi roubado três anos atrás. Durante esse intervalo de tempo, os suspeitos foram multados diversas vezes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página