Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 18h15

Carga de lixo encontrada em porto no RS é devolvida à Alemanha

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As 22 toneladas de lixo em decomposição encontradas pelo Ibama e pela Receita Federal dentro de um contêiner no porto de Rio Grande (RS) foram enviadas de volta ao porto de Hamburgo, na Alemanha.

Carga de lixo vinda da Alemanha é encontrada em porto do Rio Grande do Sul
Minhoca encontrada em carga de lixo no porto do RS é encaminhada para análise
Contêineres de lixo enviados ao Brasil são repatriados ao Reino Unido
Três detidos por lixo exportado ao Brasil são liberados após pagar fiança
Brasil denuncia Reino Unido por envio de lixo tóxico
Empresa inglesa envia lote de lixo tóxico para o Brasil

O lixo foi embarcado no sábado (21), no navio Rio Negro, de bandeira alemã. Segundo o Ibama, a exportadora é a chinesa Dashan, de Hong Kong, e o material é oriundo da República Tcheca. Mas, como a carga veio do porto de Hamburgo, será devolvida para a Alemanha.

Ibama/Divulgação
No lugar de resíduos, a carga tinha fraldas, produtos de limpeza e ração de cachorros em decomposição
Uma minhoca estava na carga, que tinha fraldas, produtos de limpeza e até ração de cachorro em decomposição

O Ibama informou que a empresa transportadora Hanjin Shipping, após ser notificada, tomou as medidas necessárias e cumpriu o prazo de dez dias para levar de volta o lixo. O órgão prevê que a carga deve chegar ao porto de Hamburgo em 20 dias.

Mesmo com a volta do lixo, o Ibama informou que as medidas administrativas aplicadas continuarão em curso. Segundo o órgão, as empresas têm 20 dias, a partir da notificação, para apresentarem suas defesas.

A Receita Federal informou que vai apurar se existem outros casos parecidos envolvendo as mesmas empresas em outros portos do país.

No ano passado, o porto de Rio Grande e o porto de Santos (SP) receberam 89 contêneires com cerca de 1.400 toneladas de lixo tóxico, domiciliar e eletrônico, vindo da Inglaterra. Três homens chegaram a ser presos por participação.

A vinda do material ao Brasil viola a Convenção de Basileia, que regula o transporte de resíduos entre os países. Em 2009, o Ministério das Relações Exteriores apresentou denúncia contra o Reino Unido no secretariado da Convenção de Basileia.

Divulgação
A Receita Federal encontrou 22 toneladas de lixo doméstico em um contêiner importado da Alemanha no porto de Rio Grande (RS)
Foram encontradas 22 toneladas de lixo doméstico em um contêiner da Alemanha no porto de Rio Grande (RS)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página