Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2010 - 12h36

Presidente Prudente e Votuporanga (SP) têm 12% de umidade e entram em emergência

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O índice de umidade relativa do ar chegou a 12% em Presidente Prudente (542 km de São Paulo) e Votuporanga (521 km de São Paulo) por volta de meio-dia desta sexta-feira, segundo o instituto Climatempo e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Com esse índice, as cidades entram no que a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza como estado de emergência.

Veja imagens do tempo seco em São Paulo
Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco
Umidificador, toalhas molhadas e baldes são opções para melhorar o ar
Ar seco deixa quatro regiões de São Paulo com clima de Saara
Prefeitura de SP pode suspender aulas caso umidade do ar atinja os 12%

Ontem, os índices chegaram a 8% em Presidente Prudente e a cidade registrou a umidade mais baixa de todo o país.

Segundo o Climatempo, não há previsão de chuvas na região pelo menos até o dia 10 de setembro. A frente fria que passará por São Paulo no início da próxima semana não tem forças para chegar ao oeste do Estado.

Pelos parâmetros internacionais, a umidade do ar deve ser de no mínimo 60%. Segundo a OMS, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

A Defesa Civil é quem acompanha os índices de umidade e decreta os estados de atenção, alerta ou emergência. Na prática, quanto mais grave o estado decretado, maior a probabilidade de incidência de doenças respiratórias.

RECOMENDAÇÕES

Enquanto permanece o tempo seco, a Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol nos horários mais críticos (entre as 10h e as 17h), não pratique exercícios das 11h às 15h, e aconselha a ingestão de bastante líquidos para evitar desidratação.

Você segue estas recomendações? Vote

O órgão alerta ainda que a baixa umidade aumenta as chances de incêndio em pastagens e florestas e pede às pessoas que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página