Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 22h33

Umidade do ar deve continuar baixa em oito Estados e no DF até quarta-feira

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O tempo seco atinge oito Estados e o Distrito Federal. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou avisos especiais informando que a umidade deve continuar baixa até a próxima quarta-feira (8) em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, no Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins e na Bahia.

Chuvas devem ficar mais fortes nesta terça em SP

A situação fica mais crítica nesta terça (7) no norte de Mato Grosso, onde a umidade deve ficar em torno de 15%. Nas demais regiões em Mato Grosso, no centro e no norte em Mato Grosso do Sul, no oeste da Bahia, em Goiás e no Distrito Federal e Tocantins a umidade vai ficar em torno de 20% na terça e na quarta-feira. Já no centro-sul do Maranhão e do Piauí e no sul do Pará a umidade relativa do ar deve ficar em aproximadamente 30% até quarta-feira.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.

FOGO

O país registrou 3.142 focos de incêndio da noite do último sábado (4) até o começo da tarde de hoje. Mato Grosso foi o Estado com o maior número de focos de incêndio, com 1.201, seguido do Tocantins (640) e Pará (377).

A umidade chegou a 12% hoje (6) em Goiânia e Palmas. Em Brasília, a umidade registrou 14%.

ALERTA

A Defesa Civil do Distrito Federal publicou nota orientando a população sobre os cuidados que devem ser tomados por quem vai assistir ao desfile em comemoração ao Dia da Independência, nesta terça, na Esplanada dos Ministérios. O órgão recomenda que as pessoas bebam muita água, tenham alimentação leve, apliquem protetor solar, além de usar roupas leves, bonés, chapéus e viseiras.

A nota alerta ainda que os pais usem sombrinhas para proteger as crianças do sol. Segundo o major Rogério Dutra, grande parte das arquibancadas para ver o desfile são cobertas. "As que não têm cobertura ficam embaixo de árvores, garantindo que o sol não bata diretamente". São esperadas cerca de 30 mil pessoas para a comemoração.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página