Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2010 - 18h34

Procuradoria do Rio quer que Ibama suspenda concessão de licenças para hidrelétrica

Publicidade

VERENA FORNETTI
DO RIO

O Ministério Público Federal do Rio e o Ministério Público do Estado entraram com ação judicial para pedir que o Ibama não conceda outras licenças ambientais para a hidrelétrica de Simplício até que a Eletrobras Furnas, que administra as obras, conclua o sistema de tratamento de esgoto no local.

Furnas informou por meio da sua assessoria de imprensa que as obras de Simplício, entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, já estão adiantadas. Como ainda não houve decisão sobre a ação proposta, o cronograma das obras seguirá inalterado.

A administradora afirmou ainda que responderá aos questionamentos do Ministério Público no processo e que está em busca de soluções técnicas para atender todas as exigências ambientais.

Segundo a procuradora da República Vanessa Seguezzi, em nota distribuída à imprensa, o objetivo da ação é fazer com que a administradora cumpra as exigências feitas na licença de instalação da usina.

"Furnas pediu ao Ibama para flexibilizar as exigências da licença ambiental, ao invés de cumpri-las. Além disso, a administradora informou que já há um acordo entre os réus do processo para a licença de operação ser emitida até 15 de outubro, quando pretende iniciar o enchimento dos reservatórios da usina", escreve a procuradora, na nota. Ela não quis dar entrevista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página