Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2010 - 12h50

Segurança ferido em assalto em shopping de SP passa bem após cirurgia

Publicidade

DE SÃO PAULO

O segurança de 33 anos baleado na tarde de domingo (17) durante assalto a uma loja do shopping Center Norte, na Vila Guilherme (zona norte de São Paulo), passou por uma cirurgia e permanece internado no Hospital do Mandaqui. Ele não corre risco de morrer.

Sociólogo diz que shopping center seguro é só um mito
Tentativa de assalto em shopping de SP deixa segurança ferido
Contra roubos, shopping centers de SP pedem ajuda ao FBI
Shopping Pátio Higienópolis, em SP, tem 2º assalto no ano
Após assaltos, shoppings de SP começam a usar segurança armada

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o segurança foi ferido com um tiro na região do abdômen. Uma avaliação mostrou que nenhum órgão vital foi atingido peça bala. Ainda de acordo com a pasta, a cirurgia foi considerada bem sucedida e seu estado é apontado como bom pelos médicos.

O roubo ocorreu por volta das 12h30, quando quatro assaltantes quebraram a vitrine da loja Pubijou, que vende bijuterias e artigos de prata e poucos objetos de ouro, e levaram algumas peças. Houve tiroteio no local. A Polícia Militar foi acionada, mas os criminosos já tinham fugido em um corsa roubado, da cor azul.

Alessandro Shinoda/Folhapress
Assalto a joalheria Pubijou, no shopping Center Norte, acaba em tiroteio; segurança ficou ferido e foi levado para pronto-socorro
Assalto a joalheria Pubijou, no shopping Center Norte, acaba em tiroteio; segurança ficou ferido e foi levado para pronto-socorro

OUTROS CASOS

Só este ano foram registrados ao menos 16 casos de assaltos a joalherias em São Paulo. Desses, 12 ataques foram em shoppings e quatro, em joalherias convencionais. A onda de assaltos fez com que pelo menos cinco shoppings contratassem seguranças armados.

As polícias Civil e Militar têm adotado medidas de ações preventivas, incluindo rondas especiais em dias mais movimentados e que todos os roubos contra shoppings ou joalherias sejam investigados pelo Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado).

O caso mais recente foi um assalto à loja de artigos de luxo Montblanc no shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo, em 6 de outubro.

Outro caso recente foi o assalto à relojoaria Timeland, em 15 de agosto, no shopping Pátio Higienópolis, na região central de São Paulo. Na ocasião, dois homens, um deles armado e com um falso uniforme dos Correios, renderam uma vendedora e uma mulher que havia levado uma pulseira para consertar. A dupla ordenou que a funcionária colocasse os relógios mais caros numa sacola e fugiu caminhando.

Em 7 de agosto, o Santana Parque Shopping sofreu uma tentativa de assalto. Um grupo formado por cerca de sete homens tentou assaltar duas joalherias. Houve troca de tiros e um segurança foi baleado na cabeça e acabou morrendo, após ter ficado cinco dias internado.

Em meio a onda de roubos, a associação dos shopping centers trouxe dos EUA especialistas em crimes contra o varejo, entre eles um do FBI, a polícia federal americana, para discutir segurança pública com lojistas, donos de shopping e com a cúpula da polícia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página