Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2010 - 03h00

Documentários defendem manutenção do Liceu Coração de Jesus, no centro

Publicidade

JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO

Duas turmas de formandos em jornalismo, uma da USP e outra da Unip, resolveram fazer documentários sobre a história do Liceu Coração de Jesus, escola do centro de SP que completou 125 anos neste ano e vem sendo "engolida" pela cracolândia.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Em 2009, a Folha relatou que a escola, onde estudou o escritor Monteiro Lobato, fecharia suas turmas de ensino médio por falta de alunos.

Gabriel Ribeiro, 22, da Unip, foi aluno do Liceu e, ao ler a reportagem, escolheu o assunto para seu trabalho de conclusão de curso.

O documentário, produzido por ele e mais três, chama-se "Liceu: Ontem, Hoje e Sempre". "Fiquei meio chateado ao saber e resolvi fazer a minha parte", conta.

Já o grupo de seis alunos da USP que produziu "No Sagrado Coração de São Paulo" disse ter tido dificuldade para filmar o entorno. A maneira para contornar a falta de receptividade dos "noias" foi fazer amizade com eles.

Veja vídeo

MELHORA

O advogado Michel Porcino, que criou com ex-alunos e ex-professores o movimento "Viva Liceu", diz que a situação já melhorou.

Segundo ele, também um ex-aluno, há cinco meses houve retirada de traficantes e usuários de crack. "O colégio aproveitou e investiu em arborização e iluminação."

O ensino médio, no entanto, deverá voltar em dois ou três anos. A administração do liceu pretende concentrar o trabalho no ensino fundamental para, depois, abrir novas turmas do médio, desta vez com mais alunos.

Veja vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página