Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2010 - 21h36

Câmara aprova projeto que acelera tramitação de processo penal

Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira projeto de lei que acelera a tramitação de processos na justiça. A proposta retira a possibilidade daquele que perdeu uma ação apresentar as razões do recurso diretamente na instância superior, o que exigiria mais tempo para a outra parte ser notificada e encaminhar seu posicionamento.

Senado aprova reforma do Código do Processo Penal em primeiro turno
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e segue para sanção presidencial.

O relator da matéria, deputado Efraim Filho (DEM-PB) argumentou no relatório que a mudança tem a intenção de "extirpar do sistema processual penal brasileiro característica que tem sido utilizada com o objetivo de dificultar o andamento dos processos".

"A gente concentrou todos os atos de recurso na instância inicial, que já havia acompanhado o processo. Quando ele sobe para a instância superior, vai pronto para julgamento", explica o democrata.

De acordo com um dos autores da matéria, o texto atual remete à uma época em que havia carência de advogados em cidades do interior - daí a possibilidade de apresentação das razões da apelação em tribunal superior, nas capitais. "O objetivo é evitar mais essa etapa. [o processo] vai direto para o tribunal com razões e contrarazões da apelação", afirma o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página