Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2010 - 23h09

Salário da polícia do Rio vai aumentar 70% em três anos, diz subsecretário

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Os policiais civis e militares do Rio terão um aumento de 70% nos próximos três anos, anunciou nesta sexta-feira o subsecretário de Segurança Pública do Estado, Edval Novaes. "Temos procurado avançar nisso [no aumento dos salários]. Em quatro anos de governo, os policiais tiveram aumentos efetivos e temos um reajuste de 70% previsto para o período de 2011 a 2013."

Leia a cobertura completa sobre os ataques no Rio
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Segundo ele, as operações contra os traficantes vão ser intensificadas. "Essa é a estratégia do governo do Estado. Quem diz as necessidades é o governo do Estado e as Forças Armadas auxiliarão no alcance do nosso objetivo. Temos mais 800 homens [do Exército] e todos esses pontos [conquistados nas favelas] serão mantidos."

De acordo com Novaes, o Exército está à disposição do governo estadual, que avalia a necessidade de pedir mais reforços. "As Forças Armadas têm força de polícia nas fronteiras, mas não nessas operações. Junto com eles [os soldados do Exército] estará pelo menos um policial. As Forças Armadas estão ali para dar segurança à força policial."

O subsecretário reforça a afirmação --já feita pelo governador Sérgio Cabral Filho (PMDB)-- de que a onda de ataques é uma retaliação contra as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). "Quanto mais UPPs são instaladas, menos espaço eles [os traficantes] têm. Há a previsão da instalação de uma UPP no morro dos Macacos, provavelmente até o fim do ano."

De acordo com Novaes, o governo do Rio está pensando em estratégias para rendição dos traficantes. "A possibilidade de rendição sempre está aberta. O marginal tem possibilidade de se entregar ao primeiro posto policial. A gente pensa em facilitar essa oportunidade, facilitar essa ação."

Evaristo Sá/AFP
Policiais durante operação na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro; veja outras imagens
Policiais participam de operação na Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte do Rio; veja outras imagens
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página