Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2010 - 09h00

Lula elogia ação da polícia no Rio e diz que vai visitar o Complexo do Alemão

Publicidade

SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que a operação contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro "está sendo um sucesso", elogiou a atuação do governador Sérgio Cabral e do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e afirmou que irá fazer uma visita ao Complexo do Alemão.

Leia a cobertura completa sobre os ataques no Rio
Veja o mapa da violência no Rio
Veja a cobertura dia a dia
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Nós demos o primeiro passo, entramos dentro do Complexo do Alemão. Independentemente dessa operação, eu iria visitar o Complexo do Alemão. Agora, vou com muito mais prazer", disse.

Segundo Lula, tudo o que foi pedido pelo governo do Rio ao governo federal foi disponibilizado prontamente, o que garantiu o sucesso da operação.

"Eu quero reiterar hoje o que eu disse na sexta-feira: o que o Rio de Janeiro precisar para que a gente acabe com o narcotráfico, o governo federal está disposto a colaborar com o Estado do Rio de Janeiro e com o meu amigo Sérgio Cabral", disse, em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente.

Lula pediu aos moradores do Rio que sejam otimistas, tenham esperança e tranquilidade. "Nós venceremos essa guerra. Quando os governos se unem, o povo ganha. Quando os governos divergem, o povo perde", disse.

Apu Gomes/Folhapress
Policiais hasteiam a bandeira do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro no alto Complexo do Alemão; veja mais fotos
Policiais hasteiam a bandeira do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro no alto Complexo do Alemão; veja mais fotos

OPERAÇÃO

A polícia ocupou o Complexo do Alemão praticamente sem resistência dos traficantes na manhã de domingo (28), após uma série de atentados ocorridos na cidade desde o dia 21, com 106 veículos queimados. Na quinta-feira, policiais já tinham entrado na Vila Cruzeiro, favela vizinha ao complexo.

A secretaria divulgou uma estimativa de que 20 pessoas foram presas no domingo, com a utilização de 2.700 homens das polícias Militar e Civil, além das Forças Armadas.

O balanço parcial também aponta que foram apreendidos de 50 fuzis e 40 toneladas de maconha. Não foi divulgado o número de mortos e a quantidade de cocaína apreendida.

Até as 13h deste domingo, havia o registro de pelo menos 50 pessoas mortas na onda de violência que começou há uma semana. Deste total, foram 36 mortes de suspeitos registradas pela PM, 7 mortes registrados pela Polícia Civil e 7 registradas pelos hospitais públicos do Rio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página