Publicidade
Publicidade
Passageiros reclamam de falta de informação sobre cancelamentos da TAM
Publicidade
MARIANA DESIDÉRIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O movimento de passageiros é intenso nesta segunda-feira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por conta de problemas com os voos da TAM. Somente nesta segunda, até as 12h, 46 voos da TAM já tinham sido cancelados (12,6% do total). A principal reclamação dos passageiros era a falta de informações.
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
O empresário espanhol Xavier Godoy,40, contou à Folha que chegou ao Brasil hoje e tem uma reunião de trabalho às 15h em Goiânia (GO). Seu voo foi cancelado. Godoy não sabe ao certo o que aconteceu. Para ele, a TAM disse apenas que havia falta de tripulação, mas não disse porque, segundo o empresário.
O advogado Alexandre Abreu, 37, também teve problemas para ir a Goiânia em um voo da TAM e pode perder compromisso de trabalho. Abreu reclama da falta de informação. "Não tem nenhum tipo de atendimento", diz. Para ele, o episódio mostra falhas no sistema aeroviário. "Não temos condições de sediar uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada. Hoje é um dia normal, não é véspera de feriado, não temos nenhum acidente grave em grandes aeroportos, nenhum desastre natural", afirma.
A falta de informação foi problema também para a arquiteta Helena Pinho, 25, sua irmã, Paula Pinho, 27, e sua mãe, Maria de Lurdes Pinho, 62. Elas tinham voo para Vitória (ES) marcado para as 11h40 e acham que seu problema foi resolvido rapidamente. Vão embarcar às 14h em um voo da Gol. Porém, reclamam do atendimento: "Resolveram nosso problema, mas ninguém avisa nada", diz Paula. Às 11h30, elas aguardavam ticket da TAM para almoçar.
Já para o lutador de judô Marco Cruz, o principal problema foi conseguir as refeições pagas pela companhia. Ele ia de Uberlândia (MG) para Florianópolis (SC), com conexão em São Paulo, mas precisou dormir em um hotel e conta que teve problemas para conseguir jantar.
"Passamos por constrangimento porque a TAM não deixou claro no hotel como seria feito o pagamento das refeições. Saímos do hotel e eles queriam nos cobrar o jantar", diz. O problema foi resolvido. Enquanto conversava com a reportagem, Cruz também esperava o ticket para o almoço.
Os problemas com voos da TAM aconteceram entre domingo (28) e hoje. De acordo com a companhia, os atrasos e cancelamentos são consequência das fortes chuvas que atingiram a região Sudeste entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26), interrompendo operações nos aeroportos de Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Santos Dumont (RJ) e Galeão (RJ).
Com isso, foi necessário remanejar voos e a escala da tripulação, causando atrasos, diz a TAM. Segundo a companhia a situação deve ser normalizada ainda hoje.
+ notícias sobre voos da TAM
- Após atrasos e cancelamentos, Anac suspende venda de bilhetes da TAM até 3 de dezembro
- TAM tem 25 voos cancelados na manhã desta segunda-feira
- Passageiros reclamam de filas e cancelamentos em Congonhas; veja
+ Notícias em Cotidiano
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice