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29/11/2010 - 12h55

Passageiros reclamam de falta de informação sobre cancelamentos da TAM

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MARIANA DESIDÉRIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O movimento de passageiros é intenso nesta segunda-feira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por conta de problemas com os voos da TAM. Somente nesta segunda, até as 12h, 46 voos da TAM já tinham sido cancelados (12,6% do total). A principal reclamação dos passageiros era a falta de informações.

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O empresário espanhol Xavier Godoy,40, contou à Folha que chegou ao Brasil hoje e tem uma reunião de trabalho às 15h em Goiânia (GO). Seu voo foi cancelado. Godoy não sabe ao certo o que aconteceu. Para ele, a TAM disse apenas que havia falta de tripulação, mas não disse porque, segundo o empresário.

O advogado Alexandre Abreu, 37, também teve problemas para ir a Goiânia em um voo da TAM e pode perder compromisso de trabalho. Abreu reclama da falta de informação. "Não tem nenhum tipo de atendimento", diz. Para ele, o episódio mostra falhas no sistema aeroviário. "Não temos condições de sediar uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada. Hoje é um dia normal, não é véspera de feriado, não temos nenhum acidente grave em grandes aeroportos, nenhum desastre natural", afirma.

A falta de informação foi problema também para a arquiteta Helena Pinho, 25, sua irmã, Paula Pinho, 27, e sua mãe, Maria de Lurdes Pinho, 62. Elas tinham voo para Vitória (ES) marcado para as 11h40 e acham que seu problema foi resolvido rapidamente. Vão embarcar às 14h em um voo da Gol. Porém, reclamam do atendimento: "Resolveram nosso problema, mas ninguém avisa nada", diz Paula. Às 11h30, elas aguardavam ticket da TAM para almoçar.

Já para o lutador de judô Marco Cruz, o principal problema foi conseguir as refeições pagas pela companhia. Ele ia de Uberlândia (MG) para Florianópolis (SC), com conexão em São Paulo, mas precisou dormir em um hotel e conta que teve problemas para conseguir jantar.

"Passamos por constrangimento porque a TAM não deixou claro no hotel como seria feito o pagamento das refeições. Saímos do hotel e eles queriam nos cobrar o jantar", diz. O problema foi resolvido. Enquanto conversava com a reportagem, Cruz também esperava o ticket para o almoço.

Os problemas com voos da TAM aconteceram entre domingo (28) e hoje. De acordo com a companhia, os atrasos e cancelamentos são consequência das fortes chuvas que atingiram a região Sudeste entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26), interrompendo operações nos aeroportos de Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Santos Dumont (RJ) e Galeão (RJ).

Com isso, foi necessário remanejar voos e a escala da tripulação, causando atrasos, diz a TAM. Segundo a companhia a situação deve ser normalizada ainda hoje.

 

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