Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2010 - 14h53

Aeroporto Santos Dumont, no Rio, terá número de voos reduzido a partir de fevereiro

Publicidade

DO RIO

A partir de 10 de fevereiro, o número de pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont, no Rio, será reduzido de 23 para 14 por hora em duas faixas de horário, das 6h às 8h e das 20h às 22h30.

A restrição foi imposta pela Secretaria Estadual do Ambiente e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) na licença de operação concedida ao aeroporto nesta sexta. O objetivo é diminuir os transtornos aos moradores de pelo menos oito bairros do Rio que reclamam do barulho dos aviões.

O documento também ratifica o horário de funcionamento das 6h às 22h30, com meia hora de tolerância. Após as 23h, os voos serão desviados para o aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão.

Segundo a secretaria, as restrições foram feitas com base em um estudo de impacto ambiental desenvolvido por técnicos do Inea a partir de reclamações recebidas pelo órgão.

As queixas, sobretudo de moradores da zona sul e do centro, passaram a ser frequentes depois da expansão do terminal e da retomada das operações de outras rotas além da ponte aérea Rio-São Paulo. Dados da Anac apresentados pela secretaria mostram que o número de voos nos meses de abril e maio de 2009 foi 28,6% superior ao verificado no mesmo período de 2008.

O estudo de impacto ambiental também mostrou que, atualmente, cerca de 30% dos pousos e decolagens são operados pela chamada rota dois, que atravessa o espaço aéreo sobre os bairros do Centro, Santa Teresa, Catete, Flamengo, Botafogo, Glória, Laranjeiras e Urca. Segundo a secretaria, a rota só deveria ser utilizada em casos extraordinários.

'O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) está desenvolvendo um estudo sobre um caminho alternativo à rota dois, que evitaria o tráfego aéreo sobre esses bairros. Segundo o Decea, esse estudo vai levar de oito meses a um ano para ser concluído. Caso essa rota seja viável, nós poderemos rever o número de voos', explicou a secretária do Ambiente Marilene Ramos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página