Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2010 - 23h16

Segurança baleado durante ataque ao prefeito de Jandira (SP) continua em estado grave

Publicidade

RAPHAEL MARCHIORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
AFONSO BENITES
JULIANNA GRANJEIA
DE SÃO PAULO

Welington Martins, conhecido como Geleia, está em estado gravíssimo --segundo o Hospital de Clínicas de São Paulo. O homem era segurança do prefeito de Jandira (Grande SP), Walderi Braz Paschoalin (PSDB), e levou um tiro na cabeça, na manhã desta sexta-feira, durante o ataque que matou o político.

Ouça áudio dos tiros que mataram o prefeito
"Achei que eram fogos", diz locutor sobre os tiros
Exame mostra pólvora em mãos de suspeitos de matar prefeito de Jandira
Quatro pessoas são detidas após morte de prefeito de Jandira
Vereador diz que prefeito havia recebido ameaça por telefone

Segundo a assessoria do Hospital das Clínicas, Geleia passou por uma cirurgia e permanece internado numa UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) --de acordo boletim atualizado às 22h desta sexta.

Antes de chegar ao HC, segundo a PM, Geleia foi levado para o Sameb (Serviço de Assistência Médica Barueri) e, de lá, foi transferido de helicóptero para São Paulo.

Pela manhã, a Polícia Militar chegou a informar que ele havia morrido no hospital. Informação que não se confirmou.

INVESTIGAÇÃO

O delegado Zacarias Katcer Padros, titular do SHPP (Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa) --de Carapicuíba, informou que "é muito provável que o quatro suspeitos de participar no atentado ao prefeito sejam indiciados".

"O indiciamento, porém, depende da Justiça acatar o pedido de prisão temporária que deve ser emitido ainda na madrugada de sábado (11)", afirma Padros..

Exames residuográficos, segundo a Polícia Civil, comprovaram a presença de pólvora nas mãos de dois dos quatro detidos nesta sexta-feira após a morte do prefeito de Jandira (Grande São Paulo), Walderi Braz Paschoalin (PSDB).

Um Focus prata que teria sido usado pelos criminosos foi encontrado em uma estrada de terra a cerca de 3 km de onde o prefeito foi morto, com os bancos encharcados de gasolina, uma garrafa PET com o combustível dentro e um camiseta também molhada de gasolina. Segundo a polícia, o carro --que tem marcas de tiros e é roubado- interceptou o veículo do prefeito antes que ele estacionasse.

Os outros dois detidos, também segundo a Padros, estavam 'próximo ao veículo usado no atentado e seguravam garrafas com combustível para incendiar o carro'.

A Procuradoria Geral de Justiça designou hoje os promotores do Júri de Jandira e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de São Paulo para acompanharem as investigações sobre o assassinato.

Apu Gomes/Folhapress
Carro usado pelo prefeito de Jandira é atingido por diversos tiros
Carro usado pelo prefeito de Jandira é atingido por diversos tiros

CRIME

Paschoalin foi morto a tiros por volta das 8h desta sexta, quando chegava à Rádio Astral FM, na rua Antonio Conselheiro, para um programa semanal que comandava.

Segundo informações da prefeitura, os tiros que atingiram o prefeito partiram de um carro que interceptou o veículo em que ele estava. Paschoalin chegou a ser socorrido em um pronto-socorro municipal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu, de acordo com a Polícia Militar.

O velório do prefeito começou às 18h desta sexta, no Ginásio Central, na avenida Conceição Sammartino, 350, no centro.

Paschoalin tinha 62 anos e estava em seu terceiro mandato. De acordo com informações da prefeitura, ele foi eleito vereador de Jandira em 1976, aos 28 anos. Em 1982 foi candidato a prefeito, mas ficou em terceiro lugar. No ano seguinte assumiu o cargo de secretário de Esportes da cidade. Ele foi eleito prefeito pela primeira vez em 1988 e governou a cidade até 1992. Alcançou o segundo mandato nas eleições de 1996, sendo reconduzido ao cargo pela terceira vez em 2008.

VIOLÊNCIA

No dia 20 de setembro, sete homens armados invadiram o prédio onde morava a filha do prefeito e um vereador, no bairro Anita Costa. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a quadrilha foi até a casa de um porteiro que trabalhava no prédio e o rendeu, junto com sua mulher e um vizinho.

Em seguida, foram até o prédio onde morava a filha de Paschoalin, renderam o porteiro que trabalhava no momento e tentaram arrombar a porta do apartamento dela. Ela e seu marido seguraram a porta para evitar a entrada dos criminosos.

A quadrilha fugiu levando apenas a bateria do celular do porteiro rendido na portaria. Na época, a filha de Paschoalin disse à polícia que achava que os criminosos queriam o dinheiro arrecadado em uma festa, em Jandira.

Entre janeiro e setembro de 2009, 13 pessoas foram assassinadas em Jandira, de acordo com a pasta. No mesmo período, neste ano, foram cinco homicídios.

Um dos crimes ocorreu no dia 8 de julho. O ex-vereador de Jandira Waldemiro Moreira de Oliveira, 49, foi assassinado durante uma tentativa de assalto. O crime ocorreu na casa onde ele morava na rua Diadema, no Jardim das Margaridas.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página