Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2011 - 17h39

Anac estende reforço no atendimento em aeroportos até sexta-feira

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou nesta terça-feira que vai estender até sexta (7) as medidas tomadas no período de fim de ano para evitar problemas nos aeroportos do país.

Veja especial sobre o setor aéreo

Iniciada no dia 17 de dezembro, a chamada operação Fim de Ano deveria terminar ontem (3). Porém, segundo a agência, o grande fluxo de passageiros retornando das festas de fim de ano levou a Anac a estender a operação, que compreende reforço no atendimento aos passageiros nos terminais.

O reforço será mantido somente nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas (SP); Galeão e Santos Dumont (RJ); e Brasília. Juntos, segundo a Anac, eles representam quase metade do movimento de passageiros no Brasil. Cerca de 95% das aeronaves das principais empresas aéreas passam por pelo menos um desses aeroportos todos os dias.

Outras providências previstas pela operação estão a disponibilização de aeronaves reserva, o aumento das equipes da Infraero, a ocupação de todas as posições de check-in das companhias nos horários de pico, o incentivo ao check-in pela internet ou totens nos aeroportos, a proibição de "overbooking" (quando empresas aéreas vendem mais bilhetes do que o disponível no voo com base na média de desistência dos voos anteriores) e o endosso de passagens entre as empresas.

As medidas foram discutidas com a seis maiores companhias aéreas brasileiras --TAM/Pantanal, Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip--, a Infraero (estatal que administra os principais aeroportos do país), a Polícia Federal, a Receita Federal e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da Aeronáutica.

DEZEMBRO

Em dezembro, segundo balanço da Anac, foram realizadas 80.400 decolagens de voos domésticos e internacionais no país, o que representa um aumento de 12,3 mil voos em relação a dezembro de 2009 --crescimento de 18%.

O índice de atrasos no mês se manteve estável: 18,2% dos voos atrasaram acima de 30 minutos em 2009 e 21,1% em 2010. O índice de cancelamentos se manteve em 5%.

Os dados finais sobre o movimento de passageiros ainda não estão disponíveis, mas a expectativa é de que cerca de 14 milhões de pessoas tenham embarcado e desembarcado nos aeroportos brasileiros em dezembro, o que representa 1,5 milhão a mais de pessoas em relação ao mesmo período de 2009.

Arte/Folhapress

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página