Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2011 - 16h52

Justiça mantém "toque de recolher" de adolescentes em Fernandópolis (SP)

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter a portaria que proíbe adolescentes de Fernandópolis (553 km de São Paulo) de frequentar bares, lanchonetes, restaurantes e boates depois das 23h, em qualquer dia da semana, desacompanhados dos pais ou responsáveis.

Mãe é liberada de assistir às aulas com a filha em Fernandópolis
Duas cidades do interior de SP criam "toque de recolher" para jovens
Toque de recolher reduziu furtos, diz juiz de Fernandópolis
Justiça multa mãe por filho faltar às aulas em Fernandópolis

Segundo o TJ, com a implantação do "toque de recolher" em 2005 pelo juiz Evandro Pelarin, a Vara da Infância e Juventude conseguiu reduzir em 40% o número de infrações cometidos por menores de 18 anos na cidade.

Na decisão que manteve o "toque de recolher", do dia 13 de dezembro, a desembargadora Maria Olívia Alves destacou que não houve resistência à portaria nem pelos supostos prejudicados. "Ao contrário, pelos documentos constantes dos autos, está evidente que a regulamentação recebeu a aprovação da comunidade local", afirmou.

Ainda em sua decisão, a desembargadora ressaltou que a portaria assegura o direito ao lazer dos adolescentes ao mesmo tempo em que mantém a obrigação da família, da sociedade e do Estado de protegê-los. "O dever de afastar os jovens das situações de risco, não é só do Estado, por suas políticas de segurança pública, é também de toda a sociedade. Fechar os olhos para a crescente violência desencadeada pelo consumo de álcool e drogas é negar-lhes auxílio."

Também participaram do julgamento os desembargadores Martins Pinto e Encinas Manfré.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página