Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2011 - 13h22

Procon faz blitze em shoppings do Rio para coibir aumento de preço de estacionamento

Publicidade

DO RIO

O Procon-RJ (Programa Estadual de Orientação e Proteção ao Consumidor) anunciou nesta segunda-feira que fará blitze nos principais shoppings do Rio de Janeiro para coibir o aumento abusivo nos preços de estacionamento.

A entrada em vigor, na última sexta-feira (7), de lei de autoria da deputada estadual Cidinha Campos (PDT), provocou o aumento de até 100% nas tarifas cobradas por shoppings da cidade.

A lei de Cidinha determina que os estacionamentos não podem cobrar por um período mínimo de permanência se o cliente deixar o carro no estacionamento por menos tempo e que o preço cobrado por 1 hora de estacionamento seja válido também para quem ficar até a meia hora seguinte.

Ela proíbe também a cobrança de multa para os motoristas que perderem o tíquete de estacionamento, obrigando os shoppings a manterem um registro da hora de entrada independentemente do recibo.

Reagindo as determinações, os shoppings criaram novas tabelas de cobrança, passando a cobrar até R$ 5 pela primeira meia hora e R$ 1,50 por cada meia hora adicional de estacionamento.

Para coibir esses aumentos, o Procon anunciou que manterá carros estacionados nos principais shoppings para receber reclamações de consumidores e enviará equipes de fiscalização para percorrer os estabelecimentos comerciais e autuar os que tiverem praticado aumentos abusivos em razão da lei.

"As multas serão altas, pois a lei prevê que infrações dessa natureza são punidas com percentuais do estabelecimento", diz nota conjunta do Procon-RJ e da Secretaria de Estado da Casa Civil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página