Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2011 - 20h38

Febraban recomenda que bancos isentem vítimas de temporais da cobrança de juros

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomendou nesta quinta-feira que não sejam cobrados juros e outros encargos tributários em contas vencidas de moradores dos municípios atingidos pelos temporais dos últimos dias no país.

Veja imagens dos estragos no Rio
Leia a cobertura sobre as chuvas

Em nota, a federação orienta aos bancos que procurem prefeituras, concessionárias de serviços públicos e empresas para formalizar a isenção para contas de água, luz, telefone, IPTU e ISS.

No caso de tributos federais e estaduais, como o IPVA, os bancos devem aguardar orientações dos órgãos responsáveis. A Febraban recomenda ainda a suspensão do envio de títulos a cartório até que os municípios afetados consigam voltar à normalidade.

Em caso de emergência, as agências bancárias também poderão fornecer cópias de documentos pessoais de seus arquivos, como carteira de identidade e CPF, aos clientes.

Os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo enfrentam fortes chuvas desde o início do ano. No Rio de Janeiro, o mais atingido, mais de 450 pessoas morreram na região serrana em deslizamentos de terra e desabamentos de casas provocados pelos temporais.

Hudson Corrêa/Folhapress
Equipes e voluntários buscam vítimas após chuvas em Teresópolis
Equipes e voluntários buscam vítimas após chuvas em Teresópolis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página