Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 11h32

Governador discute ações para recuperar serrana do Rio com vice-presidente

Publicidade

RODRIGO ROTZSCH
DO RIO

Atualizado às 12h03.

O governador do Rio, Sérgio Cabral PPMDB), se reuniu na manhã desta segunda-feira com o vice-presidente Michel Temer para tratar das ações para recuperar a região serrana do Estado, devastada por chuvas que deixaram mais de 600 mortos.

Região serrana do Rio já registram 642 mortes devido às chuvas
Caos e desvios afetam entrega de doações após chuvas
Veja lista parcial com as vítimas das chuvas no Rio
Leia relatos sobre os estragos na região serrana
Saiba como fazer doações para as vítimas das chuvas
Veja como ficaram os pontos turísticos
Veja imagens dos estragos no Rio
Veja cobertura sobre chuvas na região serrana do Rio

Cabral propôs a Temer que o governo federal mude o programa "Minha Casa, Minha Vida" para atender as vítimas dessa catástrofe e evitar outras semelhantes.

Pela proposta do governador, em cidades com muitas áreas de risco, 100% das casas do programa deveriam ser distribuídas para moradores dessas áreas, após cadastro feito pelas prefeituras. Atualmente, 50% das casa vão para cadastrados pelos municípios. A outra metade é distribuída por sorteio.

Temer disse ter encaminhado o pedido de Cabral para a presidente Dilma Rousseff, que deve tratar do assunto em reunião hoje com ministros. O vice-presidente disse considerar "razoável" a proposta de Cabral, mas ressalvou que "cada município deve saber o que é mais conveniente".

O governador visitará ainda hoje as cidades de Sumidouro, Bom Jardim, Areal e São José do Vale do Rio Preto, que foram atingidas pelas chuvas da semana passada.

Editoria de Arte/Folhapress

TRAGÉDIA

O número de mortos em consequência das chuvas em cinco municípios da região serrana do Rio já chega a 642 nesta segunda-feira, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.

Nova Friburgo concentra o maior número de vítimas. Até o momento, foram achados 294 corpos. Teresópolis tem 271 mortos, e Petrópolis contabiliza 56 mortes. Também foram registrados óbitos nos municípios de Sumidouro (19) e São José do Vale do Rio Preto (2).

Petrópolis tem 2.800 desabrigados (pessoas que perderam suas casas), e outros 3.600 desalojados (pessoas que foram obrigadas a sair de casa). Em Nova Friburgo, são 1.970 desabrigados e 3.220 desalojados. Já em Teresópolis, 1.280 pessoas perderam suas casas, e 960 deixaram suas residências.

Marlene Bergamo/Folhapress
Criança que mora em região isolada de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, recebe donativos de militares
Criança que mora em região isolada de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, recebe donativos de militares
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página