Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2011 - 11h42

Inspeção veicular valerá para todo Estado de SP, diz secretário

Publicidade

DE SÃO PAULO

Toda a frota de veículos do Estado de São Paulo será alvo da inspeção veicular obrigatória, caso a vontade de Bruno Covas, secretário de Meio Ambiente, prospere. A informação é da reportagem de Eduardo Geraque publicada na edição deste sábado da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Ruído agora pode barrar veículo em inspeção ambiental em SP

Sem dar datas concretas, o secretário disse à Folha que vai atuar para que o projeto de lei sobre o tema, que está parado na Assembleia Legislativa, seja aprovado. "O mais breve possível", afirmou o neto de Mário Covas. Em entrevista, ele afirmou que tem "urgência nisso, mas o assunto será pautado quando houver consenso."

Na cidade de São Paulo, os motoristas enfrentam mudanças na inspeção veicular nesta semana. A primeira é a análise de ruído como critério para reprovar. A aferição já vinha sendo realizada, mas apenas neste ano passou a ser suficiente para barrar os veículos que se submetem ao teste.

Mateus Bruxel/Folhapress
Carros são aferidos, no Jaguaré, zona oeste de SP; Ruído agora pode barrar veículo em inspeção ambiental
Carros são aferidos, no Jaguaré, zona oeste de SP; Ruído agora pode barrar veículo em inspeção ambiental

Uma segunda novidade é a mudança no tempo de medição de poluentes em marcha lenta. O objetivo é atenuar distorções --incluindo as que atingiam alguns modelos de seminovos reprovados em seguidos testes.

Antes, a captação dos gases era feita num tempo de 30 segundos programado pelo equipamento. O problema é que esse período não era suficiente para estabilizar a medição em parte dos veículos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página