Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2011 - 13h42

Prefeitura anuncia mapeamento digital do subsolo do Rio

Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), informou no fim da manhã desta quarta-feira que vai iniciar um mapeamento digital inédito do subsolo da cidade a partir de abril. O objetivo do projeto é ordenar o conjunto de redes e serviços subterrâneos do município.

De acordo com a prefeitura, a primeira fase do projeto vai ocorrer no centro antigo e terá um investimento de R$ 2 milhões custeado pelas concessionárias CEG (Companhia Estadual de Gás), Light (empresa de energia elétrica do Rio), Cedae (Companhia de Águas e Esgotos do Rio) e Oi -- que também assinaram o convênio para realização do mapeamento.

A previsão é que o projeto-piloto se estenda na região até dezembro. Em seguida, bairros da zona norte passarão pelo mesmo processo até que toda a capital esteja mapeada.

O Rio será a primeira cidade do Brasil a ter sua rede subterrânea com informações disponibilizadas on-line. Com o mapeamento, o risco de acidentes em redes subterrâneas também poderá ser reduzido.

O sistema estará integrado ao Centro de Operações Rio, com a meta de criar uma base única de dados das redes de serviços públicos e, assim, melhorar a gestão das obras na cidade.

A ação é inspirada na experiência de Barcelona, na Espanha, que desenvolveu sistema semelhante durante os preparativos para os Jogos Olímpicos de 1992. Técnicos da Prefeitura do Rio e das empresas concessionárias foram para a cidade espanhola conhecer a ferramenta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página