Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2011 - 11h57

Promotoria estuda reabrir inquérito sobre lago da Aclimação

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Ministério Público pede esclarecimentos à Prefeitura de São Paulo sobre o extravasamento da água de um canal de condução do vertedouro, que causou problemas no lago do parque da Aclimação, na região central de São Paulo, nesta quarta-feira (16). Vertedouro é uma estrutura que controla o nível da água, impedindo os transbordamentos.

Água do lago do parque da Aclimação, em SP, rompe muro

A água do lago alcançou a rua ao lado e estourou parte do muro de um imóvel onde funcionava uma antiga oficina mecânica, na rua Oscar Guanabarino.

"Temos que confirmar com a prefeitura que tenha havido o transbordamento", afirma o promotor de Justiça do Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Lúcio Barreto. Caso seja confirmado, a promotoria pode reabrir inquérito instaurado em 1993 para acompanhar o problema de poluição do lago.

Joel Silva - 16.fev.2011/Folhapress
Muro de garagem foi destruído pelas águas do lago da Aclimação que rompeu, em São Paulo, após chuva
Muro de garagem foi destruído pelas águas do lago da Aclimação que rompeu, em São Paulo, após chuva

A prefeitura faz no local obras de despoluição da água e ampliação das galerias pluviais para melhorar o escoamento na região. Como as obras estavam transcorrendo normalmente, o inquérito sobre o caso havia sido arquivado, diz o promotor.

"Agora tivemos este fato novo. Então queremos saber primeiro se o lago transbordou mesmo e segundo se houve comprometimento das obras", diz Barreto. O lago já havia vazado em 2009 e o incidente foi investigado dentro deste inquérito que existe desde 1993.

O objetivo em reabrir o inquérito é acompanhar de perto a situação, para que as obras no local transcorram regularmente. Não há possibilidade de aplicação de multa à prefeitura, segundo o promotor.

PREFEITURA

Contatada, a prefeitura afirma a chuva de quarta-feira alagou a região acima, no entorno e abaixo do parque da Aclimação, mas não afetou as obras do vertedouro do lago.

"O lago cumpriu sua função de reservatório de contenção (piscinão) e conseguiu que a situação fosse menos grave na região baixa do que nas ruas localizadas acima do parque, pois funcionou como uma barreira", diz a administração.

Segundo a prefeitura, o lago do parque da Aclimação ganhará um novo vertedouro com capacidade muito maior em casos de grandes chuvas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página