Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2011 - 20h05

Cidades de SP testam spray colante para substituir pimenta

Publicidade

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Mais de dez cidades do interior paulista estão testando uma alternativa ao spray de pimenta para garantir a segurança da população em eventos como o Carnaval.

Trata-se de um spray colante que, ao ser aplicado em um folião-problema, faz com que ele tenha dificuldade em enxergar e seja identificado facilmente pela polícia.

Depois de alvejado, o rosto do agressor lembra o daqueles personagens de desenho animado atingidos por uma torta voadora. Só que, nesse caso, a 'torta' tem cores marcantes, como o amarelo.

A Guarda Municipal de Cosmópolis (135 km de SP) adquiriu 80 frascos de spray para utilizar em caso de tumulto no Carnaval. Mais de 10 mil pessoas são esperadas na festa --a cidade tem 58.821 habitantes.

'Existe uma portaria recente do Ministério da Justiça que sugere que os policiais tenham, fora a arma letal, duas não letais. Antes nós usávamos o spray de pimenta, mas ele contaminava o ambiente', relata o secretário de segurança pública de Cosmópolis, Carlos Braga.

Segundo o fabricante, o spray é composto de uma espécie de cola que causa efeito imobilizante e sensação de ardência. Por ter cores fortes e demorar 24 horas para sair, ajuda a identificar e deter um suspeito em meio à multidão.

'Se imaginar uma cola entre a Tenaz e a SuperBonder, ficaríamos no meio', afirma o diretor da fabricante Poly Defensor, Agnaldo Coutinho, que descreve o produto como um conjunto de 'chicletes no rosto do agressor'.

Aprovado em algumas cidades, o spray causou estranheza e foi rejeitado em outras. 'Pedimos o incolor para não pegar muito mal, mas não é prático', diz um guarda de São Carlos.

O diretor da Guarda Municipal de Americana (127 km de SP), Marcelo Feola, comprou, no ano passado, a versão amarela do spray e outra com cheiro de cebola. Agora, voltou para o spray de pimenta. 'É bom, mas vazava um pouco.'

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página