Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2011 - 20h53

Vereador é preso acusado de atentado contra juiz no MA

Publicidade

SILVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

O vereador do município de Tuntum (MA) Orleans Moreira Cruz foi preso na terça-feira (10) sob suspeita de ter sido o mandante de um ataque contra a casa do juiz do município. O filho do vereador teve a prisão provisória decretada pela Justiça.

No dia 8 de abril, a casa do juiz Pedro Holanda Pascoal foi atingida por tiros. Ninguém ficou ferido.

O vereador, que já presidiu a Câmara Municipal de Tuntum, é réu em dois processos em que é acusado de ter mandado matar dois agricultores. Ele é suspeito também de participação em uma quadrilha de roubo a bancos.

O mandado de prisão contra o vereador foi expedido ontem pelo juiz auxiliar do município, Rodrigo Terças. Ele atendeu a um pedido de um grupo de promotores que atua na região. Até a semana passada, a comarca estava sem promotor.

A prisão do vereador ocorreu durante ato de desagravo ao juiz realizado no fórum da cidade e comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon.

Durante o ato, o juiz disse que, ao assumir a comarca, em 2009, deu impulsos a diversos processos que tramitavam no fórum e defendeu 'uma atitude enérgica' para combater a criminalidade na região.

Ontem mesmo, o corregedor de Justiça, Antonio Guerreiro, anunciou a formação de uma força-tarefa no município por tempo indeterminado para reforçar o combate ao crime organizado na região.

A reportagem não conseguiu falar com familiares do vereador ou com seu advogado.

AMAÇAS

Na madrugada de domingo, o fórum do município de Rosário (MA) foi arrombado e processos foram jogados no rio que cruza a cidade. A toga usada pela juíza do município também foi parar no rio. Os arrombadores pintaram nas paredes ameaças contra a juíza.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página