Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2011 - 20h50

Justiça decreta prisão preventiva de vereadores de Taboão (SP)

Publicidade

ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO

A juíza Flávia Castellar Olivério decidiu na noite desta quinta-feira decretar a prisão preventiva dos 11 acusados de integrar um esquema para fraudar quitações da dívida ativa de Taboão da Serra (Grande São Paulo).

Justiça decide manter vereadores de Taboão presos
Câmara de Taboão abre CPI sobre fraude na dívida ativa
Polícia prende mais três suspeitos de fraude em IPTU de Taboão
Três vereadores de Taboão são presos
Veja o momento da prisão dos vereadores
Veja íntegra do relatório da polícia

Dos 11 acusados com a prisão preventiva decretada, três são vereadores e haviam sido presos temporariamente no dia 4. São eles Carlos Alberto Aparecido de Andrade, 47, do PV, Arnaldo Clemente dos Santos, 43, o Arnaldinho, do PSB, e José Luiz Eloi, 47, do PMDB.

Os três foram presos pela Polícia Civil durante sessão na Câmara Municipal de Taboão da Serra, cidade com 244 mil habitantes. Eles negam os crimes.

Segundo a Delegacia Seccional de Taboão da Serra, o rombo causado pela fraude atribuída aos vereadores ultrapassa os R$ 10 milhões.

A quadrilha cobrava 30% do que era devido de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para sumir com o valor integral da dívida, diz a polícia.

Marcelo Pereira Cavalo, 31, Rafael da Silva, 27, conhecido como Rafinha, e Acileide Franca da Cruz, 40, conhecida como Leda, ainda são procurados pela polícia, mas também tiveram a prisão preventiva decretada hoje.

Além dos políticos, foram presos semana passada Milton Andrade, irmão do vereador Andrade, Turíbio Antonio de Castilho Júnior, 56, Bruno Camargo Bolfarini, 27, e Celso Santos de Vasconcelos, 36, que trabalhou na prefeitura e é apontado como agenciador de devedores do IPTU. Todos também negam qualquer tipo de crime.

A investigação começou em março, quando o auxiliar administrativo Márcio Renato Carra, 32, foi preso na Prefeitura de Taboão ao dar baixa em três carnês de IPTU que, ao todo, somavam dívida de cerca de R$ 65 mil. Carra foi preso em flagrante.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página