Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2011 - 17h39

Após confronto, PM e manifestantes discutem nova marcha em SP

Publicidade

RENATO CASTRONEVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cinco dias após confronto violento com a Polícia Militar e a GCM (Guarda Civil Municipal), manifestantes que participaram da Marcha da Maconha, no sábado (21), em São Paulo, discutiram com a PM a realização de um protesto contra a repressão e o cerceamento de ideias.

Guarda agride repórter da TV Folha em protesto
Veja imagens do protesto na av. Paulista
PM e GCM abrem sindicância para apurar repressão de protesto
Detidos em protesto da Marcha da Maconha são liberados
PM usa bombas de gás para dispersar manifestação
Justiça proíbe Marcha da Maconha em São Paulo
Oito são presos na Marcha da Maconha em BH e no Rio

"Não estamos apenas repaginando o nome da manifestação [Marcha da Liberdade]. A violência da polícia foi o estopim para ampliarmos a discussão e convidarmos diversos movimentos sociais para integrarem este ato contra a censura", disse o advogado Raúl Carvalho Ferreira, 29.

A Marcha da Maconha --que defendia a discriminalização das drogas no país-- foi marcada pelo uso de balas de borracha e bombas de efeito moral contra os manifestantes.

Imagens da TV Folha mostram a violência da polícia. Um repórter foi atingido por jatos de spray de pimenta por um PM e por uma agente da Guarda Civil Metropolitana, que ainda atacou o repórter --que portava crachá-- com um golpe de cassetete.

A PM atribuiu a reação à necessidade de cumprir uma ordem judicial, expedida no dia anterior ao ato, que proibiu qualquer tipo de alusão à legalização da maconha.

"Espero que a próxima marcha aconteça em um clima de paz. Tivemos problemas no evento passado, por isso os manifestantes precisam entender que a polícia vai tomar medidas caso haja, novamente, apologia às drogas", afirmou o major Marcos Félix.

A Marcha da Liberdade será realizada no sábado, às 14h. Os organizadores esperam a presença de três mil pessoas no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista.

Zanone Fraissat - 21.mai.11/Folhapress
Manifestantes entraram em conflito com policiais em protesto contra a proibição da Marcha da Maconha, em SP
Manifestantes entraram em conflito com policiais em protesto contra a proibição da Marcha da Maconha, em SP

PUNIÇÕES

Dois policiais militares foram afastados na terça-feira (24) sob suspeita de terem cometido abusos na confusão ocorrida durante a Marcha da Maconha.

Apesar do afastamento, a Polícia Militar não informou detalhes sobre os PMs punidos. Além da corporação, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) também investiga o possível abuso durante a marcha. Seis pessoas foram detidas na ocasião e, mais tarde, liberadas.

"Estamos apurando se houve excesso por parte da PM, e os responsáveis serão punidos", falou o major.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página