Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2011 - 18h29

Supervia é condenada a melhorar ventilação de trens no Rio

Publicidade

MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO

A juíza Maria Isabel Gonçalves, da 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio, decidiu que a Supervia resolva imediatamente os problemas de ventilação de seus trens.

A decisão atendeu pedido de liminar feito em ação civil pública ajuizada no início de maio pelo promotor de Justiça Julio Machado Teixeira Costa, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital. A empresa pode pagar multa diária de R$ 20 mil caso não cumpra com a decisão judicial.

"A conduta da Supervia, ao não disponibilizar sistema de ventilação eficiente em suas composições, constitui afronta ao princípio da eficiência, pela inaptidão em empregar os meios necessários a garantir, na prestação de seus serviços, resultados mais benéficos aos usuários", informa o promotor Teixeira Costa em seu pedido.

Em nota, a Supervia informa que irá demostrar, em juízo, que "realiza manutenção periódica preventiva e corretiva para reparar defeitos na ventilação das composições. Além disso, os carros que apresentam defeito durante a rotina operacional são recolhidos para manutenção".

"A concessionária informa ainda que já iniciou, em parceria com o governo do Rio, um programa de investimento de R$ 2,4 bilhões para aperfeiçoamento da gestão e da operação do sistema ferroviário". A Supervia aponta como melhoria a aquisição de 120 novos trens, todos com ar condicionado. De acordo com a assessoria de imprensa, 30 deles começam a operar em 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página