Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2011 - 12h53

Cinzas do vulcão chileno afetam voos também em Ribeirão Preto

Publicidade

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

As cinzas do vulcão chileno Puyehue estão atingindo os voos no aeroporto Leite Lopes com destino ou partida de aeroportos do Sul do país nesta sexta-feira.

Veja galeria de imagens do vulcão chileno
Bariloche limpa cidade coberta por cinzas de vulcão
Nuvem de cinzas do vulcão chileno chega a Curitiba
Gol restabelece operações em SC; voos da TAM são cancelados
Cinzas continuam sobre a Argentina e afetam voos no Cone Sul
Nuvem de cinzas de vulcão ocupa 70% do RS
Gol antecipa quatro voos com saída de Santa Catarina
Com avanço de cinzas, TAM, Gol e Azul cancelam operações no RS

Os voos afetados em Ribeirão são os da Webjet, com origem ou destino a Porto Alegre e Curitiba.

Na quinta-feira (9), companhias áreas suspenderam as atividades no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), devido à aproximação das cinzas do vulcão chileno Puyehue. Outros aeroportos no Brasil também tiveram as atividades afetadas em razão das cinzas --como os de Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu e Curitiba (PR).

Os voos são suspensos porque as cinzas do vulcão podem afetar as turbinas das aeronaves e comprometer a segurança da tripulação e passageiros, segundo as empresas.

Nesta sexta-feira, o voo 5704 da Webjet --que chegaria a Ribeirão às 8h25 de Porto Alegre-- foi cancelado. O voo 5705, que sairia ontem do Leite Lopes para a capital gaúcha às 22h05, também não decolou.

A Webjet informou também que o voo 5722, que sairia hoje ao meio-dia com destino a Curitiba, foi cancelado pela aproximação das cinzas e o mau tempo na região.

O voo 5723 que chegaria às 15h30 de Curitiba a Ribeirão nesta sexta-feira também foi cancelado. O que sairá às 22h05 com destino a Porto Alegre também deverá ser suspenso caso as condições climáticas não mudem, afastando as cinzas do Puyehue.

A TAM informou que não opera no Leite Lopes com destino direto a RS, SC ou PR, mas suspendeu as conexões que chegam de aeroportos do Sul do país e de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).

Da mesma forma, os voos com conexão que vão para aquela região estão suspensos.

O mesmo ocorre com a Azul. Nenhum voo sai direto de Ribeirão para os locais afetados, mas a suspensão pode atingir passageiros da cidade que fizerem conexões em Campinas, por exemplo, com destino a Porto Alegre, Florianópolis ou Curitiba.

O vulcão Puyehue entrou em erupção no sul do Chile no último sábado e, desde então, os ventos têm espalhado as cinzas em suspensão na atmosfera para outros países no entorno.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página