Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2011 - 12h09

PF prende 11 suspeitos de tráfico internacional de drogas

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Uma operação deflagrada no último fim de semana pela PF (Polícia Federal) em sete Estados prendeu 11 integrantes de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas.

O grupo é acusado de distribuir cocaína comprada na Bolívia para sete Estados brasileiros --Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso e Rondônia.

De acordo com a PF, os líderes da quadrilha eram Lourival Pires Ribeiro, conhecido como Juca Pires (que já tinha uma condenação por tráfico de drogas), e seu filho Robson Pires Ribeiro, que moravam em Curitiba (PR) e Joinville (SC).

Além deles, também foram presos quatro motoristas de caminhão, que transportavam a droga em fundos falsos, e outras cinco pessoas, que trabalhavam com o armazenamento e distribuição da droga ou com o financiamento da quadrilha.

A PF ainda não sabe estimar qual era a movimentação financeira da quadrilha ou o patrimônio do grupo, mas apreendeu, até agora, cerca de uma tonelada de cocaína --o que corresponde a aproximadamente R$ 9 milhões. "Era um patrimônio milionário", afirma o delegado Wagner Mesquita, que comandou as investigações.

A droga era transportada da Bolívia em aviões de pequeno porte, entrando no Brasil pelo Acre ou por Rondônia. De lá, seguia em caminhões até fazendas do Mato Grosso, onde era estocada e distribuída aos Estados "consumidores".

A PF estima que o grupo atuava havia pelo menos cinco anos.

Além das 11 pessoas presas preventivamente, há outras duas ainda foragidas. Também estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos sete Estados em que a quadrilha atuava.

A reportagem não conseguiu falar com apontados pela PF como líderes da quadrilha nem com seus advogados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página