Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2011 - 15h17

Ex-membro da Corregedoria investigado por milícia deve se entregar

Publicidade

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

O ex-chefe do cartório da Coinpol (Corregedoria Interna da Polícia Civil do Rio) Anísio de Souza Bastos deve se entregar à polícia. Ele é apontado como integrante da milícia conhecida como Liga da Justiça, que atua na zona oeste do Rio.

Operação contra milícias prende dez; ex-PM é procurado
Polícia prende nove em operação contra milicianos no Rio
Polícia faz operação contra milicianos na zona oeste do Rio

Um mandado de prisão contra ele já foi expedido, mas até o início da tarde ele ainda não tinha sido preso na operação Pandora, desencadeada para desarticular a milícia. Ao todo, 18 mandados foram expedidos, mas apenas dez foram cumpridos.

Segundo investigações, Bastos, quando lotado na Coinpol (Corregedoria Interna da Polícia Civil do Rio), entre 2010 e o primeiro semestre deste ano, abastecia a quadrilha de informações sobre operações policiais que afetassem a atuação do bando.

Além disso, ele alimentava operações contra rivais da Liga da Justiça dentro da Polícia Civil. De acordo com o delegado Alexandre Capote, da Draco/IE (Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado e Inquéritos Especiais), Bastos recebia R$ 40 mil mensais pelo serviço.

De acordo com investigações da Secretaria de Segurança e do Ministério Público, a milícia é liderada pelo ex-PM Toni Angelo Souza de Aguiar, que também está sendo procurado.

Além das prisões, foram apreendidos ainda na operação de hoje armas, carregadores e uma luneta que, segundo policiais, era usado para observar moradores da região.

CRIMES

De acordo com a polícia, o grupo explora os moradores com o controle do serviço de transporte alternativo de vans e mototáxis, exploração de caça-níqueis, monopólio da venda de botijões de gás e água, cobrança de taxa de segurança e transmissão de sinais de televisão e internet.

A polícia aponta ainda o envolvimento dos suspeitos em homicídios qualificados, extorsões, ameaças, posse e porte ilegal de armas de fogo. Entre a área dominada pelo grupo estão Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Santíssimo, Paciência, Sepetiba e adjacências.

O grupo conhecido como Liga da Justiça é, segundo a polícia, conhecido como uma das mais perigosas milícias da cidade do Rio. Os ex-parlamentares Natalino Guimarães e Jerônimo Guimarães, o Jerominho, são apontados como criadores do grupo. Ambos estão presos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página