Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

06/05/2012 - 11h00

Adesão à vacina antirrábica segue baixa na região de Ribeirão Preto

Publicidade

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

A pouco menos de 30 dias do fim da campanha de vacinação contra a raiva em animais, as prefeituras das cidades da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) que estão aplicando as doses ainda enfrentam a baixa adesão.

Ribeirão, Franca, Barretos e Cajuru mantêm baixos índices. Outras três cidades da região também prioritárias (Cristais Paulista, Pedregulho e São José da Bela Vista) ainda nem começaram a campanha. De acordo com as secretarias de Saúde, a campanha será feita ainda neste mês.

Em Ribeirão, desde o dia 12 de março até esta semana, só 6.000 animais foram vacinados contra a raiva --menor índice da região, com 10,2% da cobertura de animais. A estimativa é cobrir ao menos 80% dos 58.466 bichos.

Segundo Eliana Collucci, chefe da Divisão de Controle de Zoonoses de Ribeirão, esperava-se que a população procurasse os postos de vacinação para imunizar os bichos, já que há dois anos não havia campanha --a imunização contra a raiva foi suspensa em 2010 após reações adversas matarem animais.

Silva Junior/Folhapress
Agente de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto (SP) aplica vacina antirrábica em cão
Agente de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto (SP) aplica vacina antirrábica em cão

O registro de um caso de raiva em cão neste ano em Ribeirão Preto também não despertou o interesse da população em imunizar seus bichos.

Em março, a raiva foi transmitida por um morcego ao cão, o que indica que o vírus está circulando na região, disse Eliana. Para ela, há dois cenários em Ribeirão Preto quanto o assunto é adesão.

Na zona rural, por exemplo, 80% dos animais já foram vacinados. O entrave está na área urbana.

Assim, a prefeitura vai intensificar a campanha em postos que serão montados aos sábados nos bairros.

Em Franca, os números são melhores, mas ainda aquém do ideal. Cerca de 17 mil animais foram vacinados, de uma população estimada de 41.718 cães e gatos.

Fernando Baldochi, diretor da Vigilância em Saúde de Franca, disse que o caso ainda não é preocupante porque a terceira fase da campanha ainda não começou. "Abriremos 20 postos de vacinação nos sábados (dias 12 e 19 de maio)." Assim, espera-se que a população tenha mais tempo para ir aos postos.

Em Cajuru e Barretos, a programação da campanha já chegou ao fim, mas, sem atingir a meta, as cidades continuam imunizando os animais em postos fixos.

BOA COBERTURA

Buritizal é a única cidade da região entre as que fazem campanha que já atingiu mais de 80% da meta.

O índice serve de margem de segurança para a Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo Renata Catarina Arantes, auxiliar de serviços do setor responsável pela campanha, ainda assim haverá uma intensificação da campanha, até que se acabem as doses enviadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página