Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

19/05/2012 - 13h53

Protesto pede 100% de renovação da Câmara de Ribeirão Preto

Publicidade

JOÃO ALBERTO PEDRINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Depois de promover a campanha "20 vereadores bastam", que lutou pela manutenção do número atual de parlamentares na Câmara de Ribeirão Preto, o grupo Por Uma Ribeirão Melhor iniciou na manhã deste sábado uma nova série de manifestações.

O movimento, que reuniu cerca de dez pessoas no cruzamento das avenidas Presidente Vargas com a João Fiúsa, lançou nas ruas da cidade a campanha "Troque os 20", que tem o objetivo de renovar 100% a Câmara local nas eleições deste ano.

Os organizadores do grupo incentivam os eleitores da cidade a não votarem em nenhum dos atuais 20 vereadores do município. Eles levaram uma faixa para as avenidas e distribuíram adesivos para carros.

Silva Junior/Folhapress
Integrantes de campanha que defende 100% de renovação da Câmara de Ribeirão Preto nas eleições deste ano
Integrantes de campanha que defende 100% de renovação da Câmara de Ribeirão Preto nas eleições deste ano

De acordo com o economista Cláudio Muzel, um dos mentores da campanha, existe uma "insatisfação geral" da população da cidade com a atual Legislatura, e por isso, a proposta do grupo é estimular a renovação total do Legislativo.

"O papel da Câmara é fiscalizar o Executivo, mas isso não acontece em Ribeirão. Os poderes caminham juntos. Essa atual Legislatura é muito fraca. A campanha vai incentivar as pessoas a pensarem em uma renovação completa. É muito difícil, mas vamos tentar", diz.

Sobre a baixa adesão de pessoas nas ruas neste sábado, ele afirmou que o movimento tende a crescer.

Ele lamenta que a primeira campanha, "20 vereadores bastam", não atingiu seu objetivo inicial, que era barrar a elevação no número de cadeiras.

Após a Câmara ter aprovado 27 parlamentares no Legislativo local, a campanha coletou 31 mil assinaturas contra esse aumento e forçou os vereadores a reverem essa ampliação.

A pressão popular fez a Câmara reduzir o número: em vez de 27, a Câmara terá 22 vereadores a partir de 2013.

Outras manifestações da campanha "Troque os 20" irão ocorrer, segundo o economista. "Vamos disponibilizar o logotipo da campanha para as pessoas confeccionarem camisetas, adesivos, faixas."

A Folha entrou em contato com a assessoria do presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Cícero Gomes da Silva (PMDB), para que ele comentasse sobre a campanha, mas o vereador não foi encontrado, segundo seus assessores.

DESGASTE

Além das duas campanhas, a Câmara também enfrentou outra pressão popular neste ano. Após terem aprovado aumento salarial de 40% --o que elevaria os rendimentos para R$ 12,9 mil--, os vereadores tiveram de recuar.

Manifestações lideradas pelo Movimento Panelaço lotaram a Câmara em várias sessões exigindo a revogação do aumento. Pressionados, os parlamentares desistiram dos 40%. Aceitaram um aumento de 17% --o que fez os salários dos vereadores chegarem a R$ 10,9 mil a partir do ano que vem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página