Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

29/07/2012 - 06h45

Após morte de animal, rodeio veta prova de 'agarrar' bezerro

Publicidade

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Ao menos uma das principais festas de peão do país, a de Americana (127 km de São Paulo), cancelou neste ano a prova de bulldog, na qual o peão tem de imobilizar com as mãos um bezerro. Já a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (423 km de São Paulo) estuda se vai ou não ter a competição no evento, que ocorre de 16 a 26 de agosto.

Tanto o cancelamento da prova em Americana, quanto o possível veto ao bulldog em Barretos, ocorrem após a morte de um bezerro no ano passado, em competição na arena da maior festa do país.

O animal saiu carregado após de participar do bulldog, no primeiro fim de semana do rodeio de Barretos. Uma necropsia apontou que o bezerro sofreu lesão nas vértebras, o que o deixou tetraplégico. Por isso, ele foi sacrificado.

Na prova, o vencedor é aquele que consegue derrubar o animal mais rápido. O bezerro corre em disparada, seguido por um peão que monta um cavalo. O competidor salta sobre o bezerro e, segurando em seu chifre, o derruba à força (veja quadro nesta página).

Edson Silva - 19.ago.2011/Folhapress
O bulldogueiro Cesar Brosco durante prova em que bezerro se machucou e foi sacrificado, na Festa do Peão de Barretos
O bulldogueiro Cesar Brosco durante prova em que bezerro se machucou e foi sacrificado, na Festa do Peão de Barretos

Em junho, o Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), entidade mantida pelo grupo Os Independentes, que promove a festa de Barretos, recomendou a suspensão do bulldog.

O professor Orivaldo Tenório de Vasconcelos, coordenador do Ecoa, disse que a recomendação foi feita porque a conclusão é de que não dá para garantir que não haverá riscos para os animais.

A festa de Barretos informou, via assessoria de imprensa, que ainda não há uma definição sobre a prova na edição deste ano, o que deve ocorrer em até duas semanas.

CANCELAMENTO

Na Festa do Peão de Americana, que ocorreu em junho, a prova de imobilização já não foi disputada.

O diretor de rodeio da festa, João Frizo, disse que a decisão foi tomada em razão da polêmica que surgiu após a morte do animal em Barretos.

Segundo Frizo, o cancelamento do bulldog neste ano não significa que a prova não voltará a ocorrer em Americana nos próximos anos. 'A diretoria achou melhor suspender neste ano porque estava um caso meio recente ainda [a morte de Barretos]. Mas tem outras festas que estão fazendo', disse.

Outra festa tradicional do país, o rodeio de Jaguariúna (123 km de São Paulo) não confirmou se vai realizar a prova do bulldog neste ano. O evento inicia quinta-feira.

Na programação da festa no site oficial, o bulldog não aparecia até a última sexta-feira (27) --no cronograma está, além das montarias em touros, a prova dos três tambores.

Procurada ao longo da última sexta-feira (27), a assessoria de imprensa do evento informou que não conseguiu localizar a organização da festa para falar sobre o assunto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página