Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

12/08/2012 - 05h32

Crianças e jovens buscam apoio no CVV no interior de São Paulo

Publicidade

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

Conhecido como um canal para quem tem necessidade de desabafar sobre seus problemas, o CVV (Centro de Valorização da Vida) tem sido cada vez mais procurado por crianças e adolescentes.

Embora não haja dados estatísticos --as ligações não são gravadas--, a alta na procura pelo serviço em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) motivou a entidade a capacitar voluntários para esse tipo de atendimento.

O fenômeno é verificado também em Araraquara (273 km de São Paulo), onde 50% das procuras on-line correspondem a crianças e adolescentes, diz a entidade.

Atuando há 17 anos em Ribeirão, a professora Wanise de Ávila Correa disse que o interesse desse público começou a crescer no fim de 2011.

Segundo ela, geralmente as crianças ligam para o CVV à tarde, quando estão sozinhas em casa. "É uma porta aberta para que falem sobre suas vidas e seus anseios."

Entre os adolescentes, a demanda cresce após ações específicas, como palestras em escolas. "Eles têm conflitos típicos da idade, como a sexualidade e o problema de se aceitarem."

No mês que vem, 43 voluntários de Ribeirão passarão por um curso de capacitação. O objetivo é que saibam o que dizer e o que não dizer quando as ligações são feitas.

Para a psicóloga infantil Lucimara Pisani, a depressão na infância e na adolescência passa despercebida pela maioria dos pais, o que pode explicar a procura pelo CVV.

"Os sintomas são manifestados de forma atípica e às vezes se confundem com agressividade ou hiperatividade."

NA INTERNET

Para aumentar a proximidade com o público jovem, o CVV lançou, há dois anos, o atendimento via internet. Em março, foi criada a diretoria executiva do CVV Web, que dá suporte aos programas de prevenção ao suicídio, saúde mental e filantropia.

Em Araraquara, segundo a voluntária Adriana Rizzo, o atendimento virtual é feito por e-mail --com resposta em até 24 horas--, chat ou skype.

Conforme o CVV, a procura dos jovens cresce também em dez postos da capital e de Sorocaba (99 km de São Paulo), mas em ritmo menor.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página