Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

16/08/2012 - 06h00

Gripe A já atingiu nove cidades da região de Ribeirão Preto

Publicidade

JOÃO ALBERTO PEDRINI
DE RIBEIRÃO PRETO

Ao menos nove cidades da região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) já tiveram casos ou mortes provocadas pela gripe A (H1N1) neste ano. A última vítima foi um homem de 56 anos que morreu na semana passada em Monte Alto (356 km de São Paulo).
.
A reportagem coletou dados dos municípios que tiveram casos da doença verificando registros no CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), do governo do Estado e nas prefeituras.

Já ocorreram mortes também em Ribeirão Preto (5) e Araraquara (273 km de São Paulo). Além dessas cidades, registraram casos de gripe A Monte Azul Paulista (400 km de São Paulo), Severínia (419 km de São Paulo), Taiaçu (370 km de São Paulo), Guaraci (459 km de São Paulo), Ituverava (413 km de São Paulo) e Brodowski (338 km de São Paulo).

A morte por gripe A (H1N1) em Monte Alto foi confirmada nesta quarta-feira (15) pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Kellem Teixeira Ruelas.

Segundo a dirigente da cidade, foi o primeiro óbito registrado pela doença na história do município. A H1N1 também foi diagnosticada em outras duas mulheres, mas elas já foram atendidas e liberadas.

O município vai intensificar campanhas para prevenir a gripe, principalmente em escolas --tanto públicas como particulares. Orientações também estão sendo repassadas a estabelecimentos comerciais e industriais.

Ela conta que o exame para detectar a gripe A (H1N1) é solicitado quando o paciente apresenta sintomas mais agudos da doença, como febre alta, dor de cabeça intensa, muita tosse e extrema dificuldade em respirar.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

BALANÇO EM SÃO PAULO

A Secretaria de Estado da Saúde diz que não é possível disponibilizar números regionalizados --os dados por cidade estão desatualizados.

O órgão divulga apenas os registros totais do Estado. Segundo o último balanço do governo, são 212 casos nos municípios paulistas, com 45 mortes até julho.

Já em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados 2.310 casos e 284 mortes --até o dia 12 de agosto.

O Ministério da Saúde diz que está monitorando os casos em todo o país. Segundo o órgão, em alguns casos, as equipes do governo federal vão aos Estados que solicitam visitas técnicas.

O vírus da gripe A (H1N1), que surgiu em 2009 no México, circula no mundo inteiro, mas, de acordo com o governo federal, é pouco provável a ocorrência de epidemias, como a pandemia de 2009, quando o Brasil registrou 2.060 mortes.

Em agosto de 2010, com base nos dados epidemiológicos registrados até aquela ocasião, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia encerrada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página