Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

07/10/2012 - 21h47

Vitória de tucano encerra 12 anos de governo do PT em São Carlos

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

Em uma disputa apertada, o engenheiro e empresário Paulo Altomani (PSDB), 63, foi eleito neste domingo (7) prefeito de São Carlos (232 km de São Paulo), derrotando o prefeito Oswaldo Barba (PT).

Com a vitória por cerca de 8.000 votos, o tucano encerra 12 anos de governo sequente do PT em São Carlos --antes de Barba, governou a cidade o atual deputado federal Newton Lima.

Até 20h52, Altomani havia obtido 61.823 votos, o que significa 48,91% dos votos válidos. Barba registrava 53.776 votos --42,55% dos válidos.

"Se a diferença fosse por um voto, a nossa responsabilidade com a cidade de São Carlos é muito grande e nós vamos governar para todos", disse Altomani neste domingo à Folha.

O tucano deve elegar uma equipe de transição com oito membros e, a partir da próxima semana, conversar com a atual administração petista sobre a transmissão de governo.

BIOGRAFIA

A persistência marcou a trajetória política de Altomani: esta foi a sexta vez que o tucano disputou a eleição para prefeito --e a primeira que saiu vitorioso.

Natural de Amparo (SP), antes de se tornar empresário, Altomani conta que já entregou leite e foi ajudante de sapateiro, além de trabalhar em uma fábrica de móveis.

Desde criança, alimentava o sonho de ser jogador de futebol --jogava na posição de zagueiro.

Como atleta profissional, passou por alguns clubes paulistas, entre eles o Guarani, de Campinas, até ter seu contrato transferido para o São Carlos Futebol Clube, em 1969. Altomani conta que chegou a morar por meses em um alojamento debaixo da arquibancada do estádio.

Ainda jogador, no mesmo ano que chegou a São Carlos, passou no vestibular para engenharia mecânica na USP da cidade. Como primeiro emprego depois de formado, tornou-se engenheiro-júnior em uma empresa da cidade.

Logo depois, foi convidado por um professor para trabalhar na universidade, no curso de engenharia de materiais. Dedicou-se a pesquisar a aplicação de alguns materiais como ligas metálicas e resinas. O foco neste setor levou-o a criar a sua empresa, a Engemasa --que, segundo o tucano, hoje é uma das seis maiores fabricantes de fornos para petroquímica do país.

Casado, Altomani tem quatro filhas e três netos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página