Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

26/10/2012 - 06h00

Em bilhete, Prefeitura de Ribeirão Preto avisa que escola será integral

Publicidade

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

Na semana da votação do segundo turno, a Secretaria da Educação de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) enviou aos pais de alunos da pré-escola um bilhete informando sobre a implantação do período integral a partir do ano que vem.

Hoje, a rede municipal oferece ensino integral a poucas unidades da creche, que atendem crianças de até três anos de idade entre 7h e 17h.

Com a implantação do projeto, os 10.443 alunos da pré-escola --de quatro e cinco anos--, poderão permanecer na escola entre 7h30 e 17h.

Ensino em período integral em toda a rede é uma das bandeiras de campanha do tucano Antonio Duarte Nogueira Junior, adversário da prefeita Dárcy Vera (PSD).

A medida não consta, no entanto, do plano de governo de Dárcy, mas nesta quinta-feira (25) o PT informou que a proposta partiu do programa petista.

No bilhete enviado aos pais, a secretaria pede que seja assinalado o horário em que as crianças irão frequentar as escolas --o período integral é uma das opções.

SURPRESA

A medida surpreendeu professores e o próprio Conselho Municipal de Educação, que não foi comunicado sobre como será feita a implantação da nova jornada.

Segundo Rodrigo da Cruz Goulart, presidente do conselho, os professores apenas repassaram os comunicados aos pais. "Não esperava que fosse ocorrer agora."

Goulart afirmou estar preocupado com o projeto pedagógico para atender a nova demanda, pois, segundo ele, possivelmente será necessária a contratação de novos professores. A rede, no entanto, já conta com uma defasagem de profissionais --são pelo menos cem.

Além disso, conforme a Folha revelou nesta quinta, o TCE julgou irregulares 802 contratações de professores da rede.

Defensora da aula em período integral, a docente da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Ana Paula Soares da Silva afirmou que a discussão sobre o projeto pedagógico já deveria ter sido iniciada.

Já o presidente do sindicato dos servidores, Wagner Rodrigues, disse que a implantação do período integral já estava prevista. Mas, segundo ele, a prefeitura não fez novas contratações por causa do período eleitoral.

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, mas até as 20h30 desta quinta não houve nenhuma resposta.

Por e-mail, a Folha afirmou que o Conselho Municipal de Educação não foi avisado sobre a nova jornada e perguntou sobre como as escolas estão sendo estruturadas para receber as crianças em tempo integral.

Também indagou se haverá a necessidade de contratar novos professores e, em caso afirmativo, quantos profissionais serão necessários.

A reportagem também questionou o fato de o bilhete ter sido enviado aos pais na semana da votação, na qual um dos candidatos é a prefeita Dárcy Vera (PSD).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página