Publicidade
Publicidade
Ribeirão Preto
Professor da USP propõe 87 km de ciclovias em Ribeirão Preto (SP)
Publicidade
ISABELA PALHARES
DE RIBEIRÃO PRETO
Três meses após começar a ir para o trabalho de bicicleta, por recomendação médica, André Lucirton Costa, 52, elaborou um projeto para a construção de 87,3 quilômetros de ciclovias em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).
Professor da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP Ribeirão, Costa diz ter cansado de ver espaços subutilizados na cidade enquanto o trânsito se mostra "caótico".
O docente foi responsável pelo estudo encomendado pelo Ministério Público, que apontou deficiências no transporte coletivo de Ribeirão, alvo de uma investigação por vereadores na Câmara.
No projeto, feito em parceria com a arquiteta e urbanista Lívia Fornitano Roveri, são estimados R$ 26,2 milhões para executar as ciclovias. De acordo com o professor, o valor corresponde a 10% do custo de um viaduto.
"Mesmo em avenidas largas, as bicicletas têm que competir com os carros ou com os pedestres. Ou o ciclista se arrisca a andar entre os carros ou sobe na calçada", diz Costa.
Atualmente, segundo a prefeitura, Ribeirão tem 7,2 quilômetros de ciclovias -exclusivo para a circulação de bicicletas, separado do trânsito de veículos e pedestres- na via Norte e na
Henry Nestlé. Um projeto, ainda sem data de implantação, prevê mais 30 quilômetros.
Cidades com porte semelhante e de menor número de habitantes têm outra situação. Joinville (SC) tem 110 quilômetros de ciclovia e Sorocaba (99 km de São Paulo), 106 quilômetros de vias para bicicletas.
"A quantidade de ciclovias na cidade mostra que falta vontade política. Além de trazer benefícios para a saúde e qualidade de vida da população, a construção de ciclovias não requer muitas intervenções e é um projeto barato", afirmou Costa.
De acordo com o estudo, os eixos cicloviários seriam construídos às margens dos rios e córregos que cortam a cidade -áreas ideais por não terem subidas íngremes.
Além disso, o professor buscou criar "artérias de locomoção" que possam levar o ciclista a todas as regiões da cidade. "Não podemos falar que hoje a bicicleta seja uma alternativa viável de transporte urbano em Ribeirão Preto", disse ele.
O projeto será apresentado aos vereadores e, posteriormente, à Transerp (empresa que gerencia o trânsito no município) para avaliação.
+ CANAIS
- Acompanhe a editoria de Cotidiano no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ NOTÍCIAS
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice