Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

24/11/2013 - 01h05

Foi um dos mais completos artistas brasileiros, afirma restauradora

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

A restauradora Florence Maria White de Vera diz que se interessou pelo trabalho de recuperação de obras de arte porque "já sabia que não seria uma artista plástica". Ela também falou sobre Candido Portinari, "um dos mais completos artistas da história do Brasil".

Confira trechos da entrevista:

*

Folha - Como surgiu o interesse em restaurar obras?
Florence Maria White de Vera - Sou formada em história e sempre gostei de artes plásticas. Sempre soube que não seria artista, mas achei que era possível trabalhar com restauro, porque se aprende. Fiz cursos e comecei a atuar nesse segmento.

Por que as obras de Portinari foram danificadas?
As obras estão em um ambiente público. Não há regras rígidas como as de um museu. Não tem climatização específica, ventilação e luminosidade adequadas. A deterioração é natural.

Depois da restauração, o que precisa ser feito para se conservar melhor as obras?
Agir para evitar umidade, passar produtos para coibir o ataque de cupins, entre outras medidas.

O que representa Portinari para a arte brasileira?
É um dos mais importantes do país. Ele tem um significado enorme para a cultura brasileira porque sempre pintou o Brasil. Até morando fora retratou o Brasil --a terra, seu povo, a paisagem, as festas, os tipos. Retrata a agricultura, o homem do campo. Enfim, um brasileiríssimo.

E tecnicamente?
Foi um artista muito disciplinado. Sempre teve cuidado extremo em escolher os materiais usados. Trabalhou com muita seriedade, estudava e pesquisava antes de elaborar uma obra. Foi um tremendo profissional da arte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página