Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ribeirão Preto

28/11/2013 - 07h00

Aplicativo põe no celular cardápio de 'bandejão' na USP de Ribeirão

Publicidade

ISABELA PALHARES
DE RIBEIRÃO PRETO

Com a intenção de evitar "surpresas negativas" na hora do almoço, alunos do curso de informática biomédica da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) desenvolveram um aplicativo que virou sucesso no campus.

Chamado Hoje tem Frango, ele apresenta diariamente no telefone celular o cardápio do "bandejão".

Somadas todas as plataformas, foram pelo menos 2.600 downloads, estimam os criadores, José Carlos Bueno de Moraes e Marcelo Alexandre Santos; metade só no sistema Android.

A ideia, contam eles, surgiu no ano passado, depois que constataram que o menu do restaurante universitário só ficava disponível no site da USP ou em um cartaz.

"Para ver o cardápio do dia era preciso acessar o site e entrar em diversos links para conseguir a informação", explicou Santos.

Por isso, o nome do aplicativo homenageia o prato predileto dos alunos da universidade. Nos dias em que há frango no cardápio, eles recebem notificação no celular. "Muitos alunos só vão ao bandejão nos dias em que o cardápio está melhor."

Segundo a USP, o restaurante de Ribeirão Preto serve diariamente 3.500 refeições.

Edson Silva/Folhapress
Os estudantes José Carlos de Moraes e Marcelo Alexandre Santos, criadores do aplicativo
Os estudantes José Carlos de Moraes e Marcelo Alexandre Santos, criadores do aplicativo

PESQUISA

O aplicativo foi desenvolvido em três meses, após pesquisas e estudo de linguagens de programação. "Nós queríamos desenvolver um aplicativo que fosse simples e intuitivo", disse Moraes.

MANUAL DO CALOURO

As informações sobre o cardápio são atualizadas semanalmente. O Hoje tem Frango, no entanto, não se limita a informes gastronômicos.

Atualmente, há informações sobre horários de ônibus no campus, telefones e um mapa interativo da USP --que funciona em uma antiga fazenda-- com a localização de cantinas, restaurantes, departamentos e pontos de ônibus.

Se o celular estiver conectado à internet, o aplicativo também mostra em que lugar do campus o usuário está. Moraes diz que a ideia foi transformar o app em uma espécie de "manual do calouro eletrônico".

O próximo passo é fechar parceria com alunos do curso de nutrição para que o aplicativo tenha informações nutricionais das refeições.

Depois, a ideia é expandir para os campi da USP em Bauru (329 km de São Paulo), Lorena (198 km) e São Carlos (232 km).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página