Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2012 - 20h43

Fifa libera jogos da seleção de Kosovo, e Uefa e Sérvia reclamam

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Fifa convidou dirigentes da Uefa (entidade que controla o futebol da Europa) e da Sérvia para discutir na próxima semana a sua decisão de permitir aos países-membros da Fifa disputarem amistosos com a seleção de Kosovo.

Tanto Michel Platini, presidente da Uefa, quanto Tomislav Karadzic, presidente da Associação de Futebol da Sérvia, expressaram descontentamento com a decisão, anunciada na última terça-feira.

Em declaração à imprensa, Platini disse estar descontente que a decisão tenha sido tomada "sem consultar ninguém antes". "Essa é uma decisão política, não esportiva", disse.

Para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, a decisão é positiva e ajudará a desenvolver o futebol em Kosovo, além de acelerar o processo de admissão da província na Uefa.

Segundo Blatter, no entanto, "a autorização não constitui um passo para a admissão de Kosovo na Fifa, que depende de outras instâncias".

Já Karadzic, em declaração publicada no site da Associação de Futebol da Sérvia, criticou a decisão da Fifa e disse que a admissão iria contra o estatuto da Uefa.

"Permitir o acesso total de Kosovo à Fifa e à Uefa está fora de questão, pois contradiz os estatutos da Uefa, que exigem que um país possa ser admitido na entidade somente se for reconhecido como Estado independente pela ONU (Organização das Nações Unidas)."

Karadzic também protestou sobre a forma como a decisão foi tomada. " Com portas fechadas, sem a presença da Sérvia", disse.

Já a Federação de Futebol do Kosovo apoiou a decisão da Fifa, que será submetida a um encontro extraordinário do Comitê Executivo da entidade, agendado para 4 de julho.

A província de Kosovo --que esteve no epicentro de uma guerra entre a ex-Iugoslávia e uma aliança liderada pelos Estados Unidos em 1999-- declarou independência da Sérvia no início de 2008 e, desde então, luta para ser reconhecida pela comunidade internacional.

Atualmente, 90 países --incluindo Estados Unidos, França, Reino Unido, Japão e Austrália-- reconhecem a independência da província, enquanto países como Rússia, China, Brasil, Espanha, Grécia e Irã reconhecem Kosovo como parte da Sérvia.

A seleção de Kosovo tentou entrar na Fifa e na Uefa, mas teve a admissão rejeitada pelas duas entidades, que argumentaram que a província deveria ser reconhecida como país independente pela ONU --argumento usado também pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página