Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2012 - 22h19

Eurocopa tem rodada de surpresas e busca por "estilo espanhol"

Publicidade

THIAGO BRAGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A primeira rodada desta edição da Eurocopa marcou um embate de filosofias. De um lado, as equipes que copiaram o estilo de jogo espanhol, que tem no Barcelona seu maior expoente, com muita posse de bola. Do outro, estão as seleções que adotaram a estratégia de contra-atacar para vencer, que nunca saiu de moda e mais uma vez teve sucesso com a vitória do Chelsea na Copa dos Campeões.

Yves Herman /Reuters
O francês Samir Nasri tenta escapar da marcação durante o jogo contra a Inglaterra
O francês Samir Nasri tenta escapar da marcação durante o jogo contra a Inglaterra

Dominante no último ciclo de grandes competições, quando levantou as taças da Euro-08 e do Mundial-10, a Espanha foi quem mais manteve a bola nos pés. Tiveram a posse de bola por 39 minutos, segundo dados da Uefa. Mas parou no poder defensivo da Itália e apenas empatou.

A segunda colocada no quesito também não se saiu bem. A França manteve o controle da bola por 38 minutos e finalizou a gol 15 vezes. Mas, como a Espanha, não conseguiu furar a retranca imposta, desta vez pela Inglaterra, e também não passou do 1 a 1.

O que mais evidencia essa obsessão pelo modelo Espanha de atuação é o número de gols do torneio até aqui. Dos 20 anotados nessa primeira rodada, apenas um, de Samir Nasri, da França, foi marcado através de chute de fora da área. Todos os outros 19 aconteceram dentro da área.

Das oito equipes que tiveram mais tempo de controle da bola durante o jogo, apenas três saíram de campo vitoriosas: Alemanha, Croácia, e a anfitriã Ucrânia.

A Dinamarca, que ficou com a bola em 47% do tempo, ou meia hora, foi quem mais ratificou o estilo Chelsea de atuar. Fechou-se na defesa, deixou a Holanda atacar, desordenadamente --a equipe laranja foi quem mais chutou a gol até agora, 28 vezes, mas 20 foram para fora--, e mostrou efetividade, acertou todos os seus oito chutes no alvo e venceu no contragolpe por 1 a 0.

E a rodada inicial também foi marcada pelas surpresas. Dos quatro favoritos ao título, Espanha, Alemanha, Holanda e França, só a Alemanha saiu de campo com os três pontos.

Shevchenko, da Ucrânia, Dzagoev, da Rússia, e Mandzukic, da Croácia, são os goleadores da competição, com dois tentos cada.

A segunda rodada da Eurocopa começa nesta terça-feira, com República Tcheca e Grécia e o clássico entre Polônia e Rússia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página