Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2012 - 14h15

Técnico da Croácia critica torcedores por racismo na Euro

Publicidade

DA REUTERS

O técnico da Croácia, Slaven Bilic, condenou nesse domingo os torcedores do país envolvidos em casos de racismo na Euro-2012, que complicaram a situação da Federação Croata de Futebol com a Uefa (entidade que controla o futebol na Europa).

Na véspera da partida decisiva contra a campeã mundial e europeia Espanha, pela última rodada do grupo C, Bilic avisou-os para que ficassem fora do estádio. "É desapontador saber que alguns de nossos torcedores se comportaram dessa maneira", disse o técnico croata em uma coletiva de imprensa no estádio de Gdansk, na Polônia.

"Eu não gosto dessas pessoas, eu não quero que elas torçam por nós. Nós não queremos que elas apareçam no estádio, estamos irritados com esses fãs estúpidos. Precisamos impedir esse tipo de ação".

Bilic, que jogou na Inglaterra pelo West Ham e pelo Everton e fez parte da seleção croata que conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1998, na França, negou que o racismo seja a regra na Croácia.

"Essa é minha opinião pessoal, creio que é um problema da Europa e do mundo", disse o treinador. "Mas, como croata, pai e esportista que vem de um país moderno e de mente aberta, não acredito que haja um problema específico de racismo no país. A sociedade croata é tolerante".

A Uefa abriu um processo contra a Federação Croata de Futebol por supostos cânticos e símbolos racistas exibidos na última quinta-feira, durante o empate por 1 a 1 com a Itália em Poznan --uma organização anti-racismo que monitora as torcidas na Euro-2012 disse que centenas de torcedores croatas xingaram o atacante Mario Balotelli, do Manchester City.

A entidade também investiga relatos de que uma banana foi atirada em campo durante a partida em questão, além de investigar cantos racistas em outras duas partidas do torneio.

A Croácia precisa de uma vitória simples contra a Espanha para se classificar para as quartas de final da Euro-2012 --um empate por dois ou mais gols classifica as duas seleções, eliminando a Itália do torneio, independentemente do resultado do jogo contra a Irlanda.

Pierre-Philippe Marcou/France Presse
O técnico da Croácia, Slaven Bilic, durante treinamento em Gdansk
O técnico da Croácia, Slaven Bilic, durante treinamento em Gdansk
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página