Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2012 - 13h50

Cartolas franceses se unem para retirar estátua da cabeçada de Zidane

Publicidade

DA EFE

Em uma carta assinada, cerca de 30 presidentes das federações regionais do futebol francês pediram a Zinedine Zidane exigir a retirada da estátua que imortaliza a cabeçada que o ex-jogador deu no zagueiro italiano Marco Materazzi na final da Copa-06.

Trata-se de uma estátua de bronze com cinco metros de altura, realizada pelo artista francês de origem argelina Adel Abdessemed, e que desde o começo do mês se encontra na praça de Beaubourg em frente ao museu parisiense do Centre Pompidou.

Os presidentes que assinam essa carta pedem para Zidane, em sua condição de "ex-campeão, futuro treinador, homem e, sobretudo, pai", denunciar essa obra e "por um fim imediato a esse uso negativo de sua imagem".

O grupo de presidentes considera que com essa escultura "provocadora", o artista optou "deliberadamente" por ocultar o talento do jogador "e todas as emoções positivas que o ídolo sempre soube compartilhar com seu país".

Segundo a carta, divulgada na edição on-line do jornal "L'Équipe", o ex-jogador da seleção francesa deveria acatar essa ordem para apoiar "os indefectíveis valores educativos do futebol francês".

Mehdi Fedouach/France Presse
Estátua representa a cabeçada de Zidane em Materazzi na final da Copa-2006
Estátua representa a cabeçada de Zidane em Materazzi na final da Copa-2006

Zidane, descendente de argelinos, se aposentou após o Mundial-06. A França foi vice-campeã e o então astro da seleção foi expulso do jogo por causa da cabeçada.

Ele recebeu o cartão vermelho aos 5min do segundo tempo da prorrogação. A cabeçada foi uma resposta as provocações do zagueiro Materezzi.

Um dos heróis do título da Copa-1998 da França, Zidane jogou por Cannes, Bordeaux, Juventus e Real Madrid.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página