Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2012 - 21h48

Em evento do COI, prefeito do Rio alfineta Fifa

Publicidade

DO RIO

Na abertura de evento do COI (Comitê Olímpico Internacional), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), alfinetou indiretamente a Fifa, sem cita-la nominalmente.

"De todas entidades que fazem eventos internacionais aqui, não vou citar nomes, o COI tem se mostrado altamente profissional", afirmou ele, na abertura de evento oficial de transferência de conhecimento entre Londres-2012 e Rio-2016.

Fifa e o governo brasileiro tiveram rusgas ao longo da preparação para a Copa do Mundo. O secretário-geral da Fifa, Jèrome Valcke, chegou a dizer que o país deveria levar "um chute no traseiro" para acelerar as obras para o evento em 2014.

O evento oficial de transferência de conhecimento entre os comitês organizadores de Londres-2012 e Rio-2016 é primeiro desde o episódio de furto de documentos que culminou na demissão de nove funcionários da entidade brasileira.

Os dirigentes não comentaram o caso, ocorrido durante os Jogos de Londres. O presidente do Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou apenas, em discurso, que "a transferência de conhecimento precisa ser contínuo e transparente".

O diretor-executivo dos Jogos Olímpicos, Gilbert Felli, destacou que as soluções apresentadas por Londres são importantes, mas não devem ser modelos rígidos para o Rio.

"Sabemos que não teremos capazes de ter todas as respostas porque muito depende do contexto local."

O mesmo pontuou a presidente da coordenação do COI para Rio-2016, Nawal El Moutawakel. "O encontro não deve oferecer modelo ou gabarito fixo. Sua intenção é oferecer lições que possam ser adotadas ou adaptadas".

Por quatro dias, funcionários dos comitês discutirão experiências dos últimos Jogos. Participam também técnicos de Sochi-2014 e PyeongChang-2018, sede das próximas Olimpíadas de Inverno. Também participam do encontro representantes de Tóquio, Istambul e Madrid, que disputam a sede dos Jogos de 2020.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página