Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2010 - 06h45

Brasil busca pódio na maratona aquática

Publicidade

FOLHAPRESS

Modalidade nova no programa olímpico, a maratona aquática inicia neste sábado, em Roberval, no Canadá, seu sexto e último Mundial exclusivo.

Com a estreia da maratona em Pequim-2008, a Fina (Federação Internacional de Natação) decidiu manter apenas o Mundial de desportos aquáticos, que reúne suas cinco modalidades (natação, polo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado, além da maratona) e será disputado em Xangai-2011.

O Brasil, principalmente nas provas femininas, conseguiu aproveitar bem o crescimento das maratonas.

Poliana Okimoto é a atual campeã da Copa do Mundo, circuito de várias etapas na temporada, e foi bronze no Mundial de desportos aquáticos de 2009, em Roma.
Ana Marcela Cunha foi a quinta colocada na estreia olímpica em Pequim.

São elas duas que representam o Brasil neste sábado, a partir das 12h30, na primeira prova do programa canadense, os 10 km (distância olímpica).

Poliana, que foi vice-campeã na edição de 2006 do torneio, está confiante, por ter feito bons treinamentos em altitude, de 17 de maio a 7 de junho, no México. "Consegui os melhores tempos da minha vida. Agora é competir".

Serão 36 concorrentes, entre elas as nadadoras que foram ao pódio em Pequim-2008: a russa Larisa Ilchenko e as britânicas Keri-Anne Payne e Cassandra Patten.

A brasileira fala ainda da possibilidade de alguma franco-atiradora. "Em maratonas, há sempre surpresas, como mudanças repentinas no tempo e na água, sem falar no aparecimento de alguma atleta-surpresa", disse.

Ana Marcela, que terminou em décimo no último Mundial, concorda com a compatriota. "Só na hora saberei a estratégia a ser tomada e como estará o preparo das adversárias", disse ela.

No domingo. será a prova masculina dos 10 km, com a presença dos brasileiros Allan do Carmo e Felipe Alcantra.

Na terça, são disputados os 5 km, com Poliana e Ana Marcela e, entre os homens, Carmo e Samuel de Bona.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página