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26/07/2010 - 15h15

Ferrari pode até ser excluída do Mundial de Construtores por "marmelada"

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TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A HOCKENHEIM

O caso da troca de posições de Felipe Massa e Fernando Alonso no GP da Alemanha, no domingo, deverá ser levado ao Conselho Mundial da FIA no próximo 10 de setembro, dois dias antes do GP da Itália, em Monza.

Srdjan Suki/Efe
Massa e Alonso no pódio na Alemanha
Massa e Alonso no pódio na Alemanha

A entidade que comanda o automobilismo ainda não confirmou a data, mas a reunião já estava previamente agendada.

Além dos US$ 100 mil (cerca de R$ 180 mil) que a equipe italiana terá de pagar, o Conselho pode ainda determinar uma outra pena caso julgue que a Ferrari infringiu os regulamentos da FIA. Esta punição pode variar desde uma reprimenda, uma multa maior, a desclassificação da corrida ou, no pior dos cenários, a exclusão do time do Mundial de Construtores.

Esta seria a pior alternativa para a Ferrari, já que os times ganham verbas da entidade de acordo com sua posição no campeonato. Foi exatamente isso que aconteceu com a McLaren em 2007, quando o time inglês foi considerado culpado de espionar os rivais.

Matthias Schrader/AP
Fernando Alonso levanta troféu de campeão do GP da Alemanha ao lado de Felipe Massa
Fernando Alonso levanta troféu de campeão do GP da Alemanha ao lado de Felipe Massa

Caso seja punida no Conselho Mundial, a escuderia italiana ainda pode recorrer à Corte de Apelações da FIA.

O QUE DIZ O REGULAMENTO

Segundo o artigo 39 da lei que rege a F-1, a prova deve ser decidida dentro dos fatores desportivos, sem interferência de força maior.

"Ordens de equipe que interferem no resultado da corrida são proibidas", diz o texto do regulamento. Assim sendo, uma eventual punição fica a critério da FIA.

A CORRIDA

Massa conseguiu grande largada na prova. Terceiro no grid, ele se aproveitou de uma briga por posições entre Alonso (segundo) e o alemão Sebastian Vettel (pole), da Red Bull, e assumiu a ponta.

Bem na prova, o brasileiro segurou a posição por 49 voltas, com seu colega de equipe em segundo, tentando se aproximar até que veio a mensagem pelo rádio.

Massa, em seguida, diminuiu o ritmo e abriu espaço. Alonso ultrapassou e conduziu o carro até a bandeirada final, com o brasileiro sustentando a segunda posição, à frente de Vettel, que ficou em terceiro.

Ao final, visivelmente constrangidos, Massa e Alonso se cumprimentaram de forma discreta. Na entrevista coletiva oficial, quando perguntado sobre o assunto, o brasileiro foi sucinto: "não preciso dizer nada sobre isso".

A McLaren ficou com a quarta e a quinta posição na corrida, com Lewis Hamilton (ainda líder do Mundial) e Jenson Button, respectivamente.

Mark Webber, da Red Bull, foi sexto; Robert Kubica (Renault) sétimo; Nico Rosberg (Mercedes), oitavo; Michael Schumacher (Mercedes), nono e Vitaly Petrov (Renault), décimo, fecharam a lista dos pilotos que pontuaram.

Após bom rendimento nos treinos, a Williams teve desempenho discreto na corrida, e Rubens Barrichello cruzou a linha de chegada em 12º.

Bruno Senna, da Hispania foi o último entre os que completaram, terminando em 19º, enquanto Lucas di Grassi, da Virgin, abandonou com problemas mecânicos a 17 voltas do fim.

 

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