Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2010 - 07h25

Após lesão, Filipe Luis encontra "melhor da Europa" e espera pela seleção

Publicidade

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

O brasileiro Filipe Luis, 25, foi ídolo no La Coruña, ganhou prêmios de melhor lateral esquerdo do Campeonato Espanhol, despertou o interesse de Real Madrid e Barcelona e chegou à seleção. Parecia prestes a disputar uma Copa do Mundo, mas sofreu uma fratura no tornozelo.

Bernardo Rodriguez/Efe
Filipe Luis, do Atlético de Madri, treina
Filipe Luis, do Atlético de Madri, treina

A princípio, a grave contusão o impediria de disputar o Mundial, mas ele conseguiu acelerar sua recuperação e voltou a jogar antes do fim da temporada. Só não conseguiu convencer Dunga de que merecia retornar à seleção.

Nesta sexta-feira, o lateral recomeça a trilhar o caminho que pode levá-lo a uma Copa. Contratado por 12 milhões de euros (mais de R$ 26,8 milhões) pelo Atlético de Madri, faz sua estreia oficial pelo novo clube diante da Inter de Milão, pela Supercopa europeia, às 15h45 (horário de Brasília).

A microcompetição, decidida em jogo único, abre a temporada continental e reúne o último campeão da Liga Europa, o Atlético, e o atual vencedor da Copa dos Campeões, a Inter.

O clube italiano, aliás, dominou a a principal competição continental da temporada passada. Não só ganhou o título, como faturou todos os prêmios individuais
e fez do atacante argentino Diego Milito o improvável craque do torneio.

"É um jogo só, não dá para saber o que vai acontecer. A Inter é um time muito forte, que ganhou a Champions, cheio de jogadores que foram à Copa. Mas acho que eles vão mudar bastante, não vão mais jogar na retranca", disse Filipe, lembrando que a rival de hoje já não é mais comandada pelo português José Mourinho, novo técnico do Real Madrid.

Quem assumiu o banco de reservas no lugar do midiático treinador foi Rafa Benítez, ex-Liverpool. O espanhol terá à disposição a base que conquistou a "tríplice coroa" (Italiano, Copa da Itália e Copa dos Campeões) na última temporada. Os principais reforços, o brasileiro Philippe Coutinho e o francês Jonathan Biabiany, são contratações voltadas para o futuro.

O Atlético teve um mercado mais intenso e incorpou cinco novidades. Além de Filipe, o zagueiro uruguaio Godín e o meia Fran Merida, ex-Arsenal, merecem destaque. Mas seu mérito na janela foi estender a permanência da dupla de ataque formada por Kun Agüero e Diego Forlán, eleito o craque da Copa-2010.

Antonio Calanni/AP
Diego Forlán, craque da Copa do Mundo pelo Uruguai, é a maior esperança do Atlético para surpreender a Inter de Milão
Diego Forlán, craque da Copa do Mundo pelo Uruguai, é a maior esperança do Atlético para surpreender a Inter de Milão

"Ganhar a Liga Europa foi um alívio. E agora podemos voltar a sonhar. Essa final contra a Inter é muito importante. Estamos focados neste jogo", disse o brasileiro, que conta com uma boa temporada do seu novo clube para entrar em futuras convocações do técnico Mano Menezes.

"Todo mundo espera a convocação, mas acho que, até aqui, ele [Mano] convocou bem. O Brasil precisa mesmo de jogadores mais jovens. Suas listas foram perfeitas, e ele vai dar chance para todo mundo. Agora, tenho que esperar a chance."

Marcelo, que atua no Real Madrid, o arquirrival do Atlético, e André Santos, ex-Corinthians e atualmente no Fenerbahçe, foram os laterais esquerdos convocados por Mano até agora.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página